[Eleição estadunidense] Peças chaves testando positivo ao COVID-19 estão balançando a política norte-americana

Com presidente e senadores republicanos sendo diagnosticados, a corrida eleitoral ganha novas nuances.

Carol Siqueira
Plantão Interativo de Notícias
2 min readOct 3, 2020

--

Donald Trump divulgou na última sexta-feira (02/10/2020) que ele e sua esposa, Melania Trump, testaram positivo ao COVID-19, e estão internados no Centro Médico Militar Walter Reed, em Maryland. O médico do presidente, Dr. Sean Coley, disse hoje em uma coletiva de imprensa que Trump está indo muito bem. Fontes disseram à ABC News que o presidente teve dificuldades para respirar e recebeu oxigênio. O presidente se pronunciou em seu Twitter dizendo que está indo bem e agradeceu todas as mensagens e orações de apoio à sua melhora.

Os democratas também prestaram apoio para a recuperação do republicano. O ex-presidente Barack Obama e a senadora e candidata à vice-presidência Kamala Harris ofereceram orações para Trump e uma rápida recuperação. Joe Biden, adversário do presidente na eleição de 2020, postou ontem um tweet desejando uma boa melhora para Donald e Melania Trump, e disse que ele, Joe, e sua esposa, Jill, continuarão orando para a saúde e segurança do presidente e sua família. Biden, que dividiu palco com Trump na semana passada, disse que ele e Jill testaram negativo ao COVID-19.

O segundo debate entre os presidenciáveis marcado para o dia 15 de outubro poderá ser cancelado, já que tudo depende da recuperação de Trump. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA adverte que qualquer pessoa que testar positivo para o vírus, deve evitar contato com outras pessoas até que os sintomas tenham desaparecido por 24 horas. O vice-presidente Mike Pence e sua esposa testaram negativo ao coronavírus, o que não abalou o debate entre os candidatos à vice-presidência de 2020, marcado para o próximo dia 7.

Além disso, o presidente Trump perderá alguns dias de campanha essenciais nas cidades estadunidenses. Entretanto, Mike Pence continuará indo à comícios eleitorais.

Em relação ao procedimento de nomeação da indicada de Trump para juíza da Suprema Corte, Amy Barret, 3 senadores republicanos testaram positivo ao COVID-19. Mitch McConnel, líder da maioria do Senado, disse que o órgão não se reunirá na semana que vem como o planejado, mas deu a entender que os republicanos dariam continuidade ao processo de nomeação da juíza Amy Barret sem demora, provocando até uma provável participação virtual dos envolvidos.

--

--