Estado em/de combustão

Sara Matos
plastic i arte
Published in
2 min readAug 28, 2021

O estudo da escuta com as mãos diz muito, ainda que a língua materna não traduza nem mesmo a metade delas, o tatear da superfície-paleontóloga sobrevoa em territórios longínquos e aprochegantes. As raízes invisíveis pelo limiar olho humano, interconectam as ranhuras da pele desprendida, as unhas quebradas e os dedos tortos, provocadas pelas águas do continente-corpo, arregaçando os caminhos com os bichos soltos no buraco da matéria-espírito. As cavidades inexatas são as ventanias provocando a batida das janelas do subconsciente da rocha, e de repente, toda uma cadeia de produtividade em ação antes mesmo do nosso nascimento, se torna fortemente evidente nesse espaço-tempo.

Eu matei com serenidade a sangue frio um homem
da terceira idade
atirei nele com uma arma de fogo
sem registro
bem no meio de sua barriga
as suas tripas espalhadas despencavam
no asfalto.

O disparo foi tão próximo
que o sangue espirrou para todos
os lados
enquanto virava as costas
para escapar da cena do crime
o sangue daquele homem
perturbou a minha ânsia
pela paz.

O mesmo chihuahua preto
na pilha de nervos me ataca
me atacou
cravou os seus dentes nas minhas duas mãos
o que me transmitiu um vírus mais letal
do que os que já estão disseminados
por aí
me tornei a hospedeira.

O carro da tropa estava em frente a minha residência
não era a paisana
fizeram questão de se exibirem
fugi
quando retornei para casa, já pressentia
que iria receber visitas indesejáveis
mais cedo ou mais tarde
abri o portão principal mas não tranquei
deixei encostado
pois perderia tempo demais ali tentando
fechar o que não é de se fechar.

Desci as escadas
olhei para a minha mãe, olhei para mim
a porta escancarada e nós lá dentro
também gastaria muito tempo para trancar
a porta, então deixei aberta
levei a mim para a outra casa mais próxima
a casa de três portas.

Uma na frente e duas nos fundos
sempre passo pelas dos fundos primeiro
então a mesma etapa se repete
a de trancar uma porta por uma às pressas
segundos antes do pior do pior
após trancar as portas
percorro o interior
enquanto aguardo o inimigo chegar.

Arquivo pessoal

--

--