Revendo conceitos e escrevendo uma nova historia na relação com os PCDs surdos numa organização de manufatura

A Whirlpool S.A, em uma das unidades no Brasil, que fabrica aparelhos de ar condicionados, fornos de microondas e maquinas de lavar louças, abraçou o projeto de uso experimental da tecnologia Giulia com a sua utilização assistida por uma colaboradora PCD surda, Sra. Vanderlane, que trabalha como operadora de máquina na fábrica. Este trabalho tem recebido total apoio do Vice Presidente da Whirlpool, Sr. Armando Valle, do Gerente Geral da unidade, Sr. Sergio Silva, e da gestora de RH da Unidade Manaus, Aline Salazar, junto com sua equipe Kelem Santos e Rafael Barros.

A colaboradora Vanderlane, nos tem mostrado a mudança que o uso desta tecnologia tem lhe proporcionado, que vai desde a maior facilidade de sua comunicação no ambiente de seu posto de trabalho, com uma maior interação com seus colegas e seu chefe, bem como na sua liberdade de se comunicar com os demais ambientes na empresa. Ela relatou, que na sua realidade anterior, ela enfrentava grande dificuldade de se comunicar com os colegas ouvinte, o que a levava ao isolamento social, e de se comunicar em Libras, somente com os demais colegas surdos da empresa. Há de se ressaltar que o RH da empresa possui colaboradores ouvintes, que conhecem Libras e procuram auxiliar estes colaboradores PCDs surdos, mas de forma pontuais em função das limitações da abrangência de suas atividades.

Particularmente, ela nos deu um exemplo emblemático, quando nos relatou o fato de que num dia de trabalho, ela se sentiu mal, e pode se dirigir sozinha à enfermagem da empresa, e ter podido expressar diretamente ao médico do atendimento, o que estava sentindo. Este fato representou para ela, uma sensação de liberdade e independência de comunicação que nunca tinha experimentado antes na sua vida.

Como tem nos relatado o Rafael Barros, a tecnologia Giulia está ajudando a reescrever os procedimentos de contratação, treinamento e integração dos PCDs surdos da empresa, e que os resultados avaliados levam a crer que tais novos procedimentos possam vir a ser adotados também pelas demais unidades produtivas no resto do Brasil (Joinville SC e Rio Claro SP). A Whirlpool tem se notabilizados nos últimos anos, como uma das empresas mais inovadoras do Brasil, e a sua participação nesta iniciativa foi quase que natural.

Na síntese de seus gestores, esta experiência tem sido extremamente reveladora no que se refere às mudanças que a tecnologia pode inferir no comportamento de uma organização, através da melhoria da comunicação participativa de seus colaboradores e de seus comprometimentos com os objetivos comuns da organização. Também se pode constatar a capacidade de superação que o espirito humano pode ter, diante do que de fato, possa ser considerado como dificuldades, em relação aos contratempos que comumente são enfrentados no dia a dia de uma organização.