Participação da Plataforma de Ciência Aberta na Escola de Verão OSOS 2018

Ana Faustino, PhD
plataforma
Published in
2 min readJul 12, 2018

Por uma escola colaborativa, para o desenvolvimento e bem-estar de comunidades locais

A Plataforma de Ciência Aberta (PCA) iniciou um projeto de colaboração com o projeto europeu H2020 “Open Schools for Open Societies” (OSOS), uma iniciativa que promove a abordagem “Escola Aberta” e o estabelecimento de redes europeias de escolas, para a promoção de projetos de ciência e tecnologia entre escolas e múltiplos atores sociais (AS; família, comunidade, investigadores, sociedade civil, indústria, poder político), e o intercâmbio científico. Neste sentido, a PCA integrou a Escola de Verão OSOS 2018 (1–6 de julho; Maratona, Grécia), onde desenvolveu um projeto de “Escola Aberta”, que tem como meta desenvolver abordagens para, em conjunto com a comunidade escolar, encontrar soluções para combater situações associadas a alterações climáticas no município de Figueira de Castelo Rodrigo (FCR), como a seca e os incêndios. Em colaboração com o agrupamento de escolas de Figueira de Castelo Rodrigo (AEFCR), decorrerá já em Outubro deste ano a primeira iniciativa no âmbito deste projeto — uma ação de formação em práticas de “Escola Aberta” com um dos líderes do programa OSOS, para professores e direção escolar. Além do espaço dedicado ao desenvolvimento de projeto, a PCA participou ainda em vários workshops e sessões de discussão, focados nas necessidades de comunidades locais e de que forma projetos de ciência, tecnologia e inovação podem estar alinhados com as mesmas.

A abordagem “Escola Aberta” é particularmente importante em comunidades do interior, localizadas em territórios de baixa densidade, onde existe um grande afastamento a áreas como a ciência, a inovação e a cultura, normalmente associado a uma taxa elevada de insucesso escolar, envolvimento baixo dos jovens em iniciativas locais de cidadania ativa e falta de colaboração entre escola e AS.

A PCA, uma colaboração entre o município de FCR e a Universidade de Leiden (Holanda), inaugurada em julho de 2017, surge com o objetivo de aproximar a ciência, a tecnologia e a inovação das comunidades locais e regionais, contribuindo para o desenvolvimento e bem-estar de comunidades locais, e apoiando as escolas enquanto agentes de colaboração ativos entre múltiplos AS, para a resolução de desafios locais.

Acreditamos que através do desenvolvimento de práticas de “Escola Aberta”, em colaboração com o AEFCR e o projeto OSOS, conseguiremos fomentar a literacia científica e capacidade de inovação dos alunos de FCR, ao mesmo tempo que contribuiremos para a formação de cidadãos ativos na sociedade, e participativos em processos de tomada de decisão de base científica.

Por uma escola colaborativa, para o desenvolvimento e bem-estar de comunidades locais!

Ana Faustino

Plataforma de Ciência Aberta

--

--

Ana Faustino, PhD
plataforma

Quality manager FWE @ Falling Walls. Driven by participatory and co-creative processes. Social neuroscientist turned project manager of sci/edu projects.