Uma plataforma aberta.

Pedro Russo
Jul 7, 2017 · 2 min read

Há mais de 10 anos que a Escola Primária da Barca D’Alva viu os últimos alunos brincarem no alto de uma colina na encosta do vale profundo do Rio Douro.

Algumas décadas depois trazemos uma segunda vida a este espaço de aprendizagem, descoberta e brincadeira. Na Plataforma de Ciência Aberta os princípios são os mesmos, um espaço onde se explora o mundo que nos rodeia.

Não vai trazer mudanças radicais ou uma solução rápida e eficaz para os problemas, por vezes profundos, da nossa região. Esta plataforma vai dar a possibilidade às comunidades locais e escolares dos concelhos e ayuntamentos limítrofes de aprender, experimentar e desenvolver temas que por vezes parecem estar afastados do seu dia-a-dia, mas de uma forma ou de outra estão bem presentes.

Hoje ciência e tecnologia vão para além do conhecimento vertidos em livros escolares. Da nossa saúde às minas de urânio, todos os dias somos confrontados com temas relacionados com ciência e tecnologia. Cada vez mais precisamos deste conhecimento científico para nos ajudar a selecionar as escolhas que contribuam para uma elevação do nosso nível de vida em todas as suas vertentes.

Queremos que este espaço seja aberto e construído por todas as comunidades que nos envolvem: da local à internacional, dos especialista aos não-especialistas, dos jovens aos menos jovens.

No seu longo trabalho, o filósofo Agostinho das Silva deixou-nos, muito antes do abandono quase tal do interior Português, imensas lições sobre a importância das pequenas contribuições para o desenvolvimento humano em toda a sua plenitude. Na Barca D’Alva, Agostinho aprendeu explorando, como ele próprio diz:

as viagens clandestinas a Fregeneda, o cheiro das mimosas e a tardes de verão longamente brincadas sob as faias do Largo

e ilustra o que é crescer em harmonia com a natureza que nos rodeia e da qual apenas somos uma pequena parte.

A Plataforma de Ciência Aberta é apenas uma pequena parcela em que o trabalho de todos vai contribuir para a construção de uma sociedade melhor.

Pedro Russo
Universidade de Leiden, Países Baixos.

plataforma

Lugar, oportunidade ou conjunto de meios para expressar…

Medium is an open platform where 170 million readers come to find insightful and dynamic thinking. Here, expert and undiscovered voices alike dive into the heart of any topic and bring new ideas to the surface. Learn more

Follow the writers, publications, and topics that matter to you, and you’ll see them on your homepage and in your inbox. Explore

If you have a story to tell, knowledge to share, or a perspective to offer — welcome home. It’s easy and free to post your thinking on any topic. Write on Medium

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store