Lixo e Resíduo, você sabe a diferença?

REVERSE
reverseblog
Published in
2 min readDec 5, 2016

Lixo é um produto da cultura humana.

Lixo, palavra de origem controversa, segundo muitas fontes o termo vem do latim lix, que significa cinzas e está vinculado às cinzas dos fogões. Antes das transformações provocadas pela Revolução Industrial, a maioria dos resíduos domésticos era composta por restos de alimentos e por cinzas do fogão e da lareira. Enquanto o material orgânico era dado aos animais ou usado como esterco, as cinzas eram descartadas e constituíam o lixo.

Atualmente usamos o termo lixo para nos referir a qualquer material de origem domestica, industrial, agrícola ou comercial que se joga fora por não ter utilidade, ou porque nos repugna por estar sujo, ou porque consideramos velho, ultrapassado ou fora de moda. Lixo também é usado para se referir ao local ou recipiente onde se acumula esses materiais.

Tecnicamente o que chamamos de lixo é constituído por materiais que podem ser reaproveitados (os resíduos) e por materiais que não podem ser reaproveitamos (rejeitos). No Brasil, a Politica Nacional de Resíduos Sólidos estabelece que resíduo é todo o material, substância, objeto ou bem que já foi descartado, mas que ainda comporta alguma possibilidade de uso, seja por meio da reciclagem, reaproveitamento ou processamento industrial.

No lixo que geramos em nosso cotidiano, temos uma grande parte que é resíduo e uma pequena parte que é rejeito. A diferença entre um e outro depende, muitas vezes, do conhecimento tecnológico sobre como tratar, reaproveitar ou reciclar.

Ou seja, a noção de lixo depende do que nós consideramos inútil, indesejável ou descartável.

--

--

REVERSE
reverseblog

Somos um Negócio de Impacto Socioambiental que desenvolve soluções colaborativas para a gestão de resíduos sólidos.