As 5 escolas de gastrônomia mais renomadas no mundo..

O site "The best schools" listou as 20 melhores escolas de gastronomia do mundo, e curiosos que somos, procuramos saber um pouco mais sobre as top 5 no ranking:

5: Le Cordon Bleu

A Le Cordon Bleu, é considerado um dos principais institutos de arte culinárias do mundo, oferece treinamento de chefs de renome mundial, com o foco em técnicas da culinária francesa clássica. O instituto oferece também aulas on-line.

Ao longo dos últimos 100 anos Le Cordon Bleu tem formado inúmeros graduados famosos, como Julia Child, Dione Lucas, Nathalie Dupree, Nancy Silverton, Allen Susser, James Peterson, Lydia Shire, Ming Tsai e muito mais.

Le Cordon Bleu oferece bacharelado, bem como programas de diploma e certificado em assuntos tais como a culinária, patisserie e panificação, hotelaria e gestão de restaurantes, além de oferecer também aulas on-line.

Possuindo campos na Europa (França, Espanha, Inglaterra e Turquia), Américas (Canadá, México, Peru e Estados Unidos), Ásia (Japão, Coréia do Sul, Tailândia, Malásia, China e Índia) e Oceania (Austrália e Nova Zelândia)

4: International Culinary Center

New York City and Silicon Valley, California

O instituto International Culinary Center foi fundado em 1984 e possui sede na cidade de Nova York e uma filial em Silicon Valley, Califórnia. Ao longos anos, a ICC tem treinado mais de 15.000 alunos e alguns deles, celebridades da área como Bobby Flay, David Chang, Dan Barber, e Christina Tosi.

Alguns de seus cursos são: Artes Culinárias, Empreendedorismo, Cake Design, Cousine Italiana e Enologia. O graduado da ICC sai com as credencias, confiança e conexões mundiais para ter um carreira de sucesso.

Juntando os seus alunos — alguns lendários como Jacques Pépin, Jacques Torres e José Andrés— a escola acumula mais de 137 estrelas Michelin! Incrível né?

Como as escolas de culinária geralmente não equivalem a uma universidade, a ICC têm um programa onde o aluno acumula créditos e consegue se formar na ICC e na The New School, uma universidade de Nova York.

3: Culinary Institute of America at Greystone

St. Helena, California

O instituto Culinary Institute of America at Greystone, localizado em um belo castelo de pedra em St. Helena, Califórnia (perto de Napa), possui um dos maiores grupos de professores com nível AFC (existem certificados de excelência em gastronomia, chamados ACF, de vários níveis, todos muito muito difíceis, sendo que o mais alto e o mais exigente, é chamado CMC, concedido somente após aprovação do candidato um teste intensivo de 8 dias de habilidades e conhecimentos culinários.)

Greystone é uma filial da Culinary Institute of America at Hyde Park, porém oferece apenas o grau Associado em Artes Culinárias, um programa de 21 meses divididos em semestres. O currículo rigoroso também inclui um estágio de 18 semanas no restaurante com a melhor nota da escola no final do segundo ano de um aluno.

2: Culinary Institute of America at Hyde Park

Hyde Park, New York

A Culinary Institute of America at Hyde Park é mais velha escola de Gastronomia da América, começou como uma faculdade sem fins lucrativos e hoje possui mais de 300 empresas que recrutam seus alunos. Tem sua sede localizada em Hyde Park NY, mas possui filiais em San Antonio, Texas, St. Helena, Califórnia e em Singapura.

A missão do Instituto é oferecer a melhor educação de culinária profissional do mundo, tanto que grandes nomes da gastronomia internacional se formaram lá, como Charlie Palmer e Grant Achatz.

Seus cursos variam de Arte Culinária à Ciência Culinária, de associado à bacharel.

1: Institute of Culinary Education (ICE)

New York

A Institute of Culinary Education foi fundada em 1975 por Peter Kump, e fica localizado em Nova York, sempre foi considerada uma das melhores escolas de Gastronomia do mundo, graças ao seu currículo de sucesso: professores Chefs dedicados, foco claro e espirito empreendedor. A escola já ganhou diversos prêmios, sendo o mais importante o International Association of Culinary Professionals’ Awards of Excellence em 2002, 2003, 2006, 2008 e 2015.

A escola oferece cursos em diversas áreas como Arte Culinária, Gestão Hoteleira e Confeitaria & Panificação. Os cursos são intensivos com duração de 6 à 13 meses.