É difícil fazer previsões, especialmente sobre o futuro

Rodrigo Borges
Plenarium Digital
4 min readJul 6, 2020

--

Esse título é inspirado em uma reflexão tão verdadeira quanto óbvia do físico Niels Bohr (ou do jogador de baseball Yogi Berra — não se sabe ao certo). E está na essência de alguns questionamentos dos modelos de democracia correntes no mundo. O biólogo evolucionista Bret Weinstein e o ativista Adam Cronkright fazem coro ao descontentamento de parte da população com políticos profissionais, corrupção e a incapacidade de governos em atender as reais demandas de seus cidadãos. Cansados "desta democracia", estão propondo suas próprias dinâmicas.

Ao fim de junho, Weinstein lançou sua campanha The Articles of Unity em um post do Medium. O texto é uma defesa de um caminho alternativo, menos viciado pela ideologia e pela polaridade em que nos encontramos. Inicialmente, ele identifica o problema:

Nossos dois partidos políticos dominantes são inteiramente consumidos pela política partidária e claramente não estão interessados em soluções sérias para uma lista cada vez maior de problemas que eles próprios ajudaram a criar. Pior ainda, as ferramentas que poderíamos usar para remediar essa situação, as ferramentas concedidas por nossos documentos fundadores, parecem ter sido embotadas ao ponto de inutilidade pelas principais partes — partes que, naqueles registros brilhantes, não são mencionadas em nenhum lugar.

Como superar esse desafio? Weinstein propõe:

Nós, o povo, selecionamos dois candidatos: um do centro-esquerdo, um do centro-direito. Uma vez eleitos, eles concordam em governar em equipe. Todas as decisões e nomeações serão tomadas em conjunto no interesse do público americano. Somente quando eles não conseguirem chegar a um acordo, ou quando uma decisão não permitir uma consulta, o Presidente decide de forma independente. Um lançamento de moeda determina qual candidato será líder na parte superior do “ticket”. Os candidatos devem atender a três critérios:

Eles devem ser patrióticos
Eles devem ser altamente capazes
Eles devem ser corajosos

Após quatro anos no cargo, a ordem é revertida para a próxima eleição. Isso continua até que o público americano escolha uma administração alternativa ou um dos membros da equipe não possa concorrer à reeleição, altura em que um novo patriota os substituirá. O Unity Ticket representa nossos valores e visão compartilhados para o futuro. A cooperação e o compromisso necessário abrem o caminho para um governo produtivo e funcional que sirva a todos os cidadãos.

A proposta chama atenção simplesmente pela pretensão de tentar alterar um sistema político estabelecido há pelo menos dois séculos. Mas fica ainda mais curiosa com o arremesso de moeda como fator decisivo para definir quem será o cabeça da chapa que irá liderar o país. Mas, se você acho essa dinâmica incomum, espere para ver a próxima.

Adam Cronkright é um ativista político que, após se frustrar ao participar do movimento Occupy Wallstreet, viajou para a Bolívia, onde empreendeu o início de um novo modelo de projeto para eleições: loterias. Ele começou seu projeto em uma escola boliviana, à qual propôs que as eleições fossem realizadas aleatoriamente a partir de candidatos que se dispusessem a participar. A partir de diversas peças marcadas em uma urna, quem retirasse uma peça marcada com um cargo estaria eleito para exercê-lo por um determinado período. Isso impediria que as eleições fossem um concurso de popularidade e que os melhores oradores (não necessariamente os melhores líderes) tivessem vantagem, assim como incentivaria uma maior participação da comunidade. Para complementar o modelo, após as eleições, os estudantes são incentivados a se educar sobre a atividade política e têm na variação de responsabilidades também uma ferramenta de aprendizado. Em resumo, o modelo de Cronkright e companhia baseia-se nas seguintes ideias:

  • Substituir eleições por loterias oferece a todos os alunos a mesma oportunidade de participar de maneira significativa.
  • Capacitar os alunos a abordar questões reais em suas escolas e comunidades fornece uma experiência mais significativa.
  • A troca de responsabilidades e a redução de prazos permitem que mais alunos desenvolvam habilidades cívicas e de liderança.

Provavelmente, você está pensando que um modelo como esse só poderia ser usado realmente em escolhas com crianças. Entretanto, as pretensões com a loteria são maiores. O projeto Democracy in Practice tem se expandido e conquistado adeptos pelo mundo. E, para a ideia da loteria ir ainda mais longe, foi criado o of by for, que tem a pretensão de disseminar o modelo de loterias pelos Estados Unidos. E a ideia não se restringe apenas à área da política, com propostas de inclusão da mesma dinâmica em dinâmicas de concessão de recursos financeiros para pesquisas científicas, como propõe este white paper. Para quem desejar conhecer em mais detalhes a proposta, Malcom Gladwell fez um programa em seu podcast Revisionist History sobre a iniciativa de Cronkright e sua visão da democracia.

Inicialmente, essas ideias podem parecer pouco ortodoxas, mas elas são um reflexo do cansaço em relação a modelos que parecem não atender às necessidades de um mundo cada vez mais veloz, conectado e complexo. E, se não forem exatamente essas as iniciativas que irão nos ajudar a construir uma sociedade mais justa e equilibrada, pelo menos foram os primeiros passos rumo a um futuro cada vez mais difícil de se prever.

--

--