Foto de Hannah Wei (Unsplash)

Trabalho remoto: uma alternativa para a pandemia ou o futuro do trabalho?

Instituto Plural
Instituto Plural

--

Antes mesmo da pandemia do novo coronavírus, o mercado de trabalho já mostrava uma demanda maior por profissionais capacitados para o famoso home office, conhecido também como trabalho remoto. Nessa modalidade, todas as atividades permanecem as mesmas. A única diferença é o ambiente, não mais restrito a um escritório ou empresa. Ou seja, você pode atuar em uma cafeteria, parque, praia, etc, o que proporciona liberdade sem diminuição da carga de trabalho e/ou rendimento para a empresa.

Uma das evidências de que o trabalho remoto já estava em pauta antes mesmo da pandemia é a pesquisa da Universidade de Stanford, Califórnia, realizada em 2017 para avaliar o desempenho de profissionais com regime home office, comparando-os aos colegas com atuação presencial. Para citar alguns números, 249 funcionários de uma empresa chinesa participaram da pesquisa, sendo 131 trabalhadores remotos e outros 118 presenciais. O resultado do estudo demonstrou que os primeiros tiveram um desempenho 13% maior do que seus respectivos colegas. Nicholas Bloom, professor da universidade e responsável pela pesquisa, disse em seu discurso na TEDxStanford:

“Trabalhar em casa é uma tecnologia do futuro”.

A Universidade de Harvard também realizou uma pesquisa sobre o trabalho remoto intitulado “Work-from-anywhere: The Productivity Effects of Geographic Flexibility” . O estudo avaliou o Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos (USPTO), onde a migração do trabalho presencial para o remoto foi presidida pelos gerentes e sindicatos. Um dos resultados refletiu o aumento de 4,4% na produção sem afetar a incidência de trabalho.

Para o profissional, o trabalho remoto também apresenta diversas vantagens, como a possibilidade de trabalhar do conforto de sua casa, inclusive para empresas cujo o distanciamento geográfico seria um empecilho. Ou seja, ele pode diversificar e trabalhar para mais de uma empresa ao mesmo tempo.

A pandemia só deixou mais clara a necessidade de profissionais versáteis e capacitados, que possam desempenhar suas funções de forma remota sem prejuízos de desempenho. Isso só comprova a necessidade emergente de investimentos em tecnologias e capacitações para proporcionar um ambiente de trabalho seguro e colaborativos entre seus profissionais.

Se você está em busca de uma transição profissional e se identifica com o modelo de trabalho remoto, é interessante conhecer algumas das mais indicadas softs skills para esses profissionais. Não sabe o que são? Então vem descobrir agora.

--

--

Instituto Plural
Instituto Plural

Educação Baseada em Valores: Aprendizagem por Projetos Reais.