(5) Terra de Ifé: Nico Vilas Bôas

Fechando a categoria de canção popular, Nico Vilas Bôas levou para o estúdio Síncopa um grande time para a gravação de Terra de Ifé.

Equipe MAIA
MAIA
3 min readDec 12, 2018

--

Nico Vilas Bôas e Banda: Hícaro Faria (equipe MAIA), Vitor Coelho (bateria), Mateus Marques (sax alto), Nico Vilas Bôas (composição, voz e violão), Vanessa Costa (coro), Júlia Toledo (equipe MAIA), Renata Alves (coro), Graciela Soares (coro), Cris Monteiro (percussão), Pedro Barsalini (coro), Marcelo Santhu (baixo elétrico) e José Bichoff (estúdio Síncopa).

A composição

“Terra de Ifé” é uma composição Nico Villas Boas — músico, violonista, cantor e aluno do curso de Música Popular (Violão).

As canções de Nico carregam consigo uma profunda relação com o universo-afrobrasileiro, com as histórias dos Orixás e com a ancestralidade do sincretismo afro-brasileiro.

O compositor nos diz que a inspiração para a canção vem decorreu do seu contato com o terreiro Ilê Axé Ifé Ogum Oranian. Segundo ele, sua influência foi “…sem dúvida alguma os anos de convivência e aprendizado no terreiro Ilê Axé Ifé Ogum Oranian, inserido no dia a dia de uma casa de santo, conhecendo as demandas das energias, realizando as tarefas práticas e seguindo os preceitos e fundamentos da ancestralidade”.

Ainda quando indagado sobre seu universo de inspiração o compositor destaca a próprio ofício do compositor. Segundo Nico, tudo precisa ser feito com respeito, disciplina e carinho e quando a entrega do compositor é feita com o coração “as coisas retornam de maneira natural e fluída, se ausentando a própria importância e permitindo-se ser instrumento de expressão musical”.

O compositor

Nico iniciou seus estudos musicais aos 11 anos, aos 15 ingressou no CDMCC de Tatuí no curso de MPB e Jazz e aos 17 na UNICAMP, também na área de música popular. É um músico que atua em diversas áreas da música: acompanha cantoras e cantores de MPB, apresenta-se como solista tocando e cantando, produz eventos buscando por mais espaços para a música autoral com seu grupo Capitães de Areia entre outras coisas. Além disso, é um artista que procura estar sempre se em contato com a cultura popular.

O MAIA

Sobre o MAIA, o compositor destaca a importância do projeto no sentido de viabilizar os espaços de divulgação para o trabalho autoral. Se referindo à gravação de “Terra de Ifé”, Nico acredita que essa gravação pode possibilitar a ele enquanto artista a conexão com novos públicos e possíveis interessados em sua música.

O compositor elogia o edital do MAIA e deseja que esse projeto continue dando mais oportunidade para que alunas e alunos do Instituto de Artes possam mostrar seus trabalhos musicais.

Assista ao teaser da gravação da composição aqui:

FICHA TÉCNICA DA GRAVAÇÃO:

Nico Vilas Bôas e Banda

Violão e voz | Nico Vilas Bôas

Coro | Vanessa Costa, Renata Alves, Graciela Soares e Pedro Barsalini

Contrabaixo | Marcelo Santhu

Bateria | Vitor Coelho

Saxofone Alto | Mateus Marques

Percussão | Cris Monteiro

Captação e edição de áudio | José Bichoff (Estúdio Síncopa)
Filmagem | Júlia Toledo e Hícaro Faria
Edição de vídeo | Júlia Toledo

Redação e edição de texto | Ana Lis Marum e Cristian Roa

Acompanhe as novidades do MAIA no nosso Facebook também. Só clicar aqui.

--

--