(6) Fantasia para Violão nº1: Nycholas Maia

Abrindo alas para as composições da categoria Música Erudita, Nycholas Maia traz sua peça para violão solo interpretada por Stephen Bolis.

Equipe MAIA
MAIA
3 min readDec 17, 2018

--

Nyckolas Maia (compositor) e Stephen Bolis (Violonista).

A Composição

Nycholas Maia conta que a sua composição, Fantasia para Violão n° 1, não teve nenhuma inspiração concreta como um quadro, uma gravura ou paisagem, mas sim a partir de uma ideia que faz parte de um conceito próprio da composição erudita chamado de “tema masculino e tema feminino” que consiste, resumidamente, “em duas melodias independentes, uma mais forte, rítmica e intensa e a outra mais leve, melodiosa e doce,” explica. Sendo assim, o desafio do compositor seria expor aos ouvintes os dois temas, mostrando, de maneira criativa e interessante, o contraste entre as duas melodias.

Nycholas diz ainda que, mesmo essa maneira de compor ter sido muito utilizada por compositores como Mozart e Beethoven, trazer essa ideia para harmonias modernas e melodias modais pode-se obter resultados musicais interessantes, como aconteceu em sua composição, Fantasia para Violão n°1.

O Compositor

“Acredito que um traço marcante da minha pessoa é a materialização do ‘paradoxo’, um exemplo disso são as minhas graduações em Engenharia da Computação em 2012 e em Música (Composição Erudita) em 2015”, se descreve Nycholas. “A música sempre me fascinou por possibilitar a junção de aspectos estéticos subjetivos e conceitos formais bem estritos. Essa relação e equilíbrio entre o objetivo e o subjetivo, entre a forma e a fluidez, entre a estrutura e a liberdade criativa estão sempre presentes na minha forma de pensar arte e compor música.”

Em 2009, Nycholas Maia, foi premiado pelo Conservatoire of Den Haag, na Holanda, a uma bolsa de um ano para o curso de sonologia por sua composição intitulada de Aftersun.

Desde 2011 ele tem escrito pequenos arranjos e músicas autorais para o coro Charis, no qual atua como regente desde 2010.

Nycholas remete que suas referências musicais são bem contrastantes, assim como a engenharia e a música em sua vida. “Tenho uma admiração especial por dois extremos na área musical: música vocal renascentista, como G. P. Palestrina e T. L. Victoria e música vocal contemporânea, como V. Miskinis, E. Esenvalds e O. Gjeilo”, explica.

Especialmente para a peça Fantasia para Violão n°1 sua maior referência estética foi o conjunto das obras de Villa-Lobos para violão solo.

O MAIA

“Foi uma experiência fantástica estar com a equipe organizadora (MAIA), ver a música sendo executada e o excelente trabalho de gravação e edição do Zé (Estúdio Síncopa). Não há palavras pra descrever a alegria de ver a sua notação musical se tornar som pela mão de um ótimo intérprete, o violonista Stephen Coffey Bolis e ser registrado em áudio de alta fidelidade num estúdio profissional,” conta Nycholas, que diz ainda que o projeto é uma ótima oportunidade do compositor divulgar sua obra e ter reconhecimento do seu trabalho artístico-musical e que o MAIA terá um papel muito importante no seu processo pessoal como compositor.

Assista ao teaser da gravação da composição aqui:

FICHA TÉCNICA DA GRAVAÇÃO:

Nycholas Maia | Composição
Violão | Stephen Coffey Bolis

Captação e edição de áudio | José Bichoff (Estúdio Síncopa)
Filmagem | Hícaro Faria
Edição de vídeo | Júlia Toledo

Redação e edição de texto | Silas Araújo e Júlia Toledo

Acompanhe as novidades do MAIA no nosso Facebook também. Só clicar aqui.

--

--