GrinGOL para comunicação esportiva em Londres

Jornalismo Pochete
Pochete Jornalismo
Published in
3 min readNov 29, 2019

Canal do Youtube traz experiência imersiva em jogos do Chelsea para o público brasileiro

Iniciativas que surgem através dos interesses pessoais, mas que geram conteúdo relevante também para outras pessoas, serão cada vez mais frequentes. O formato de vlog imersivo dá a sensação ao espectador de estar ativamente participando e sendo mobilizado pelo momento. O desafio da comunicação é levar informação de modo a gerar engajamento com o público. Percebemos essas características no canal GrinGOL, de Fillipe Arnold.

O canal GrinGOL acompanha o clube de futebol inglês, Chelsea Football Club, há 9 anos, desde o momento em que Fillipe foi morar na Inglaterra. Seus conteúdos já foram republicados pela página de notícias sobre o time no Brasil. Com mais de 5 milhões de visualizações no Youtube, seu canal foi concebido com o intuito de registrar seus momentos, e acabaram adquirindo popularidade com o público brasileiro.

O vídeo do GrinGOL mais popular é o do jogo Sunderland vs Chelsea gravado no dia 07 de maio de 2016, com 35 mil visualizações e 300 likes. Nele, Fillipe registra os principais momentos da experiência de acompanhar o time, desde o momento da viagem de trem, o decorrer da partida, até o momento final do jogo.

Pochete Jornalismo: Quantos colaboradores são necessários para a manutenção e produção de conteúdo do canal?

Fellipe: Na verdade não tenho nenhum colaborador, tudo que crio eu faço sozinho. Eu brinco que eu sou o apresentador, editor, redator, roteirista etc.

Pochete: Qual a tua história e como tu chegou a Londres? Como surgiu o Gringol a partis disso tudo?

Fellipe: Sou de São Paulo. Vim pra Londres em 2010 sem intenção de ficar, mas acabei me apaixonando e nunca mais voltei a morar no Brasil. O Gringol surgiu através de uma ideia de gravar os jogos, aí coloquei em prática

Pochete: Por que tu escolheste o Chelsea? Esse era o time que tu sempre torceu ou houve outro antes?

Fellipe: Sempre assisti a Premier League no Brasil e gostava do Chelsea pelos brasileiros que jogavam aqui. E depois que o Felipão veio treinar o time me encantei mais, por eu ser palmeirense e ele ter feito história no Palmeiras. No Brasil sempre ia nos jogos do meu time e quando me mudei pra cá queria continuar indo as partidas, aí como o Chelsea é de Londres tudo colaborou

Pochete: Como é a tua relação com o Chelsea?

Fellipe: Relação Gringol e Chelsea é relação de torcedor e clube, não temos nada além disso

Pochete: Como se dá a interação entre tu e o público e entre o público e time?

Fellipe: Com os brasileiro é super legal o carinho que eles me dão, mensagens parabenizando o trabalho e falando que o sonho deles era poder estar aqui e isso que motiva. Sobre o público do time não sou muito conhecido, mas várias pessoas vem falar comigo sobre o canal e me parabenizam

Pochete: Porque tu fala em português nos vídeos, mesmo sendo um conteúdo sobre um time estrangeiro?

Fellipe: Porque o meu objetivo é mostrar para o público brasileiro como é ser torcedor na Inglaterra hoje e como o futebol é aqui. Por isso faço em português, mas já fiz vídeos em inglês e outros em português com legenda em inglês, mas da muito trabalho pra eu editar e colocar legenda

Em comparação a outros canais (Rafhinha Domingues e Pilhado) o GrinGOL foca a produção do seu conteúdo na narrativa de acompanhamento. Há outros vídeos no canal de Fellipe, mas, atualmente, seu material é exclusivo sobre futebol — trazendo informações durante seus vlogs, fugindo do formato padrão de vídeos roteirizados e gravados em ambiente interno.

--

--