Sementes de Casa: Um programa para pessoas negras

Leonardo Zacarelli Starcharvski
Pode Entrar!
Published in
4 min readSep 28, 2022

Conheça mais sobre o nosso programa afirmativo pensado por pessoas negras para pessoas negras.

Ter uma maior representatividade de pessoas negras em uma empresa é só um dos passos para promover uma equidade de fato. Além disso, é necessário tornar o ambiente seguro e pertencente de verdade, onde ser ouvido, se desenvolver, ter papéis de importância dentro da empresa sejam algo atingível. E é a partir disso que nasce o projeto Sementes de Casa!

Feito por pessoas negras para pessoas negras

Em 2019, nós tivemos as nossas primeiras vagas afirmativas, com o intuito de expandir a presença de pessoas negras no nosso time. Dois anos depois, lançamos o primeiro censo demográfico, em que pudemos constatar que triplicamos o número de pessoas negras no QuintoAndar.

Agora em 2022, a partir da reflexão e inquietação do nosso time de diversidade e inclusão, em que foi enxergado, que além de ter mais pessoas negras trabalhando por aqui, é necessário promover o crescimento e desenvolvimento dessas pessoas, para que elas possam alcançar posições ainda mais relevantes na companhia e ir para os caminhos que elas desejam trilhar.

Dessa inquietação e consciência, surgiu o programa Sementes de Casa, liderado por Amanda Andrade (negra e parte do time de Diversidade & Inclusão) e apoiado por Ana Pellegrini (mulher lésbica e Head de D&I e VP de Legal).

“Venho liderando projetos de Diversidade e Inclusão no QuintoAndar desde 2019 e Sementes de Casa foi uma das maiores e mais bonitas realizações da minha carreira até aqui. O Programa nasceu de um compromisso plantado há três anos, agora queremos que ela cresça e floresça ainda mais.”

Amanda Andrade, Analista de Diversidade & Inclusão no QuintoAndar.

“Estou no QuintoAndar há mais de três anos e programas como o Sementes de Casa tocam em um lugar muito profundo dentro da minha vivência, pois consigo ver os espaços que estamos ocupando e podemos ocupar no futuro. É emocionante que o protagonismo de carreira, respeitando aquilo que somos, seja algo palpável.

No mercado de trabalho muito se fala de diversidade e inclusão, mas poucas das ações são sobre o desenvolvimento de pessoas negras. É sobre fazer a diferença fora dos textos bonitos e alinhar propósitos.”

Gabrielle Mota, Analista de Comunicação & PR no QuintoAndar.

Mas como isso vai funcionar na prática?

Serão 63 horas de curso com certificação, ministrado pela escola Gama Academy, que será responsável por desenvolver habilidades e competências + Encontros quinzenais com o time de D&I aqui do QuintoAndar, que será responsável por uma jornada sobre negritudes, fortalecimento à autoestima e saúde mental de pessoas negras.

Ao todo são 30 vagas, e o programa é dividido em 3 etapas (Sementes, Florescer e Girassol), tendo início em 30/09/2022 e sua conclusão em janeiro. As fases funcionam da seguinte forma:

Imagem ilustrando as etapas do programa: sementes, florescer e girassol

A fase Sementes, é baseada na autogestão e autoconhecimento, trazendo ferramentas para o desenvolvimento, criatividade, estratégias, autoconfiança e visão de negócios.

A fase Florescer, tem um foco maior na comunicação e influência, olhando para todo o fluxo de gestão de projetos, inovação de mercado e tendências.

A fase Girassol, encerra o ciclo olhando para o Life Design, onde é assumido o protagonismo da sua própria carreira, com confiança e segurança, mostrando como construir e guiar a trajetória, e trazendo o censo de inovação com habilidades para criar, comunicação e muito mais.

Ao final do programa, a ideia é que as pessoas negras que participaram, estejam encorajadas, empoderadas e prontas para dar os próximos passos em suas carreiras, com ainda mais protagonismo e segurança.

Como foi o evento de lançamento do programa

E pra celebrar e contar mais sobre esse projeto para as nossas pessoas funcionárias, em parceria com o nosso Grupo de Afinidade, o Empretecer, fizemos um evento no nosso escritório, onde contamos na íntegra sobre o programa, tivemos também a transmissão do filme Medida Provisória (que aborda diversas pautas raciais), dirigido por Lázaro Ramos, e no final tivemos uma roda de conversa onde discutimos as pautas abordadas no filme e na vida real.

Foto do brinde entregue no evento de lançamento (uma ecobag do Empretecer + Livro “Na minha pele” de Lazaro Ramos) e a foto dos organizadores do evento e do programa Sementes de Casa

No fim do evento, além do nosso Happy Hour, tivemos a entrega de brindes para os participantes, que receberam uma ecobag linda do Empretecer e o livro “Na minha pele” do autor Lázaro Ramos, cedido pela Companhia das Letras.

Projetos como esse são o compromisso do QuintoAndar, e não vamos parar por aqui…

Temos muito orgulho de apresentar um projeto como este para o mundo. Sabemos da nossa responsabilidade e da importância das pautas de diversidade e que elas não tem um fim. Projetos como o Sementes de Casa e vários outros que temos aqui dentro, contribuem ativamente para um mundo com mais equidade e oportunidades.

Somos e queremos cada vez mais ser um lugar que valoriza diferentes perspectivas e constrói um ambiente seguro que endossa a maneira correta com que nos comprometemos a nos comportar.

Este artigo foi produzido em colaboração com a líder do projeto Sementes de Casa, Amanda Andrade.

--

--