Hominivorax

Luís Fernando Tófoli
Os Pés no Mesmo Riacho
1 min readMar 14, 2020
Leito de morte com cinco pessoas rezando ao lado do moribundo.
“Junto ao Leito de Morte (Febre) I”, por Edvard Munch (1915)

Estou aqui, ó Devoradora,
esperando tua vinda
para que me cubras com tuas asas
grossas como de escaravelho
translúcidas feito de libélula.

E com a mão gentil e perita
que me afagues a testa em febre
e no afã de fazer tua féria
és por isso compadecida.

Tu me tiras o peso do peito,
sustas meu sumo de sangue;
e já posso voar borboleta
ao redor de onde eu me deito.

Tu costuras cada minha ferida
rompida neste mundo Terra;
e no espaço do sonho sonso
posso ser quem eu quisera.

Os olhos para o horizonte
minha mão enfim dada a ti
eu parto do que é precário;
e defino assim, minha amada,
que só isso foi o que vivi.

--

--

Luís Fernando Tófoli
Os Pés no Mesmo Riacho

Psiquiatra. Professor na UNICAMP. Pesquisador sobre políticas de drogas e psicodélicos. Ele. | Drug policy and psychedelics researcher. Posts in Portuguese. He.