Jihad

Luís Fernando Tófoli
Os Pés no Mesmo Riacho
1 min readApr 14, 2020
“Guerreiro”, de Samuel Bak (1968)

Para Muhammad Puncha

Por onde eu marcho,
se as portas devem ser cerradas
e os estampidos da batalha
são trocados pelo silêncio
que contempla o quanto
somos desabrigados?

Onde hei de vibrar
o brado feroz de guerra,
se minha garganta se cerra
pelo medo surdo da dor
que pode trazer os dados cruéis
jogados pelo ceifador?

Se o machado da justiça
pesa em meus braços agora,
eu preciso entender de vez
que quem preciso vencer nesta hora
é o maior de todos os meus inimigos,
o mais perigoso que há.

Ele não é o soldado do outro lado:
meu irmão de carne
e misérias e gozos da carne.

Ele não é o veneno invisível
que se espalha pelas cidades
e sussurra que morrer é tão fácil.

Ele não é o regente sem pundonor
o que mente para ganhar, e
por ódio vem nos apartar.

Meu inimigo sou eu,
e o som que meu eu faz;
na solidão deste confinamento
é dessa grande guerra santa
entre o que sou
e o que eu desejo
que terei que,
primeiro,
sobreviver à peleja.

_

--

--

Luís Fernando Tófoli
Os Pés no Mesmo Riacho

Psiquiatra. Professor na UNICAMP. Pesquisador sobre políticas de drogas e psicodélicos. Ele. | Drug policy and psychedelics researcher. Posts in Portuguese. He.