Todos os rios

Luís Fernando Tófoli
Os Pés no Mesmo Riacho
1 min readApr 2, 2022

(Depois de Leonilson)

“Todos os rios levam a sua boca”, Leonilson (1989)

Todos os rios levam a sua boca
embora eu não saiba
o que sua boca é
e o que ela traduzirá.

Ela é a boceta sagrada
da deusa da fé esquecida
que traga mulheres e homens
para dentro do incognoscível.

Ela é o nada alcançável
criado pela imaginação
do amor perdido e
da paixão que ainda não há.

Ela é todos os lábios
que uma noite eu já beijei
e um dia sonhei beijar.

Ela é o tempo,
ela é a morte,
ela é o fogo da punição
e o bálsamo que o redimirá.

Ela é a linha que traça
–ao se mover pra cima,
ao mover para baixo
os seus cantos
e as suas covas–
o contorno de minha solidão.

A sua boca soprou em mim
o ar que salva o afogado
e eu voltei dos mortos.

Por isso é compreensível,
perfeitamente, mesmo que
eu peça desculpa por isso,
que eu ainda deseje
que a água que leva todos os rios
me faça desaguar em você.

--

--

Luís Fernando Tófoli
Os Pés no Mesmo Riacho

Psiquiatra. Professor na UNICAMP. Pesquisador sobre políticas de drogas e psicodélicos. Ele. | Drug policy and psychedelics researcher. Posts in Portuguese. He.