Vida

Luís Fernando Tófoli
Os Pés no Mesmo Riacho
1 min readSep 6, 2020
Detalhe de “Exu, Guardião dos Caminhos”, por Olga Drebas (2017)

O senhor dos caminhos
num clarão gargalhou,
quando surgiu na estrada.

Com o cetro me indicou
e bem diante de mim
brilhava a encruzilhada.

Fiquei totalmente sozinho
mas de fato não estava,
e assim Legbá me disse:

“Aqui é o que tu precisas.
Ali o que desejavas.
Acolá é a mesmice

que tanto tu mal visse
mas onde se planta agora
tua rama mal-aparada.”

Então veio o silêncio e
do céu sem nuvem ouvi
uma longa trovoada.

Era deus que me dizia?
Era diabo que atentava?
Era meu anjo da guarda,

soprando no meu ouvido,
cuspindo com bafo quente
o gosto da tua água?

Os dedos dos pés descalços
fincados entre as areias
me davam o sentido vago

de que o destino clareia
ou de que haveria escolhas
ou das duas coisas mistas

embaralhando nas vísceras
o intenso pertencimento
de que somente isso

é o tanto de rebuliço
que a gente finge que entende
mas enfim é chamado vida.

___

--

--

Luís Fernando Tófoli
Os Pés no Mesmo Riacho

Psiquiatra. Professor na UNICAMP. Pesquisador sobre políticas de drogas e psicodélicos. Ele. | Drug policy and psychedelics researcher. Posts in Portuguese. He.