Design — Usar Dados ou Não?

Carlos Silva
Poetas y Perros
Published in
2 min readJul 23, 2018

Um ponto que está me perturbando bastante é acerca de qual posicionamento eu gostaria de tomar no jogo em relação a sua engine central.

Basicamente fazer um jogo utilizando os dados dentro do já consagrado paradigma da Falha, Acerto Parcial e Acerto Total, ou se me aventuro a utilizar um elemento de gerenciamento de recurso e sem dados seguindo o exemplo do Undying.

Vou tentar mapear aqui o que eu considero como prós e contras de cada mecânica.

Dados:

Prós:

1- Aleatoriedade, o que favorece a narrativa emergente.

2- Jogar dados é legal, as pessoas gostam de jogar dados e eles são maneiros.

3- Jogo mais “leve” sem uma questão de gerenciamento de recursos tão dura que possa levar os jogadores a uma espiral de coleta de recurso sem fim travando de certa maneira a narrativa.

Contras:

1- Menos textura que o gerenciamento de recursos, creio que é mais facil defender uma agenda dentro do ambito do gerenciamento de recursos.

2- Jogador pode impor uma vantagem sobre outro jogador utilizando meramente a sorte.

3- Necessidade de compra de material para jogar, meu intuito é que o jogo seja grátis, inclusivo e acessível a todos.

Sem Dados:

Prós:

1- Gerenciar um recurso escasso, como por exemplo: dinheiro, esgotamento emocional, esgotamento físico pode agregar mais textura ao jogo. Acho o dinheiro particularmente interessante já que é central a vida boêmia e permite facil transferência entre jogadores e cobranças de dívida.

2- Recompensa habilidade e sabedoria do jogador no gerenciamento de recurso para o seu personagem.

3- Não necessitar material adicional faz do jogo mais inclusivo

Contras:

1- “Diceless” pode ficar mais complexo

2- Recuperação do recurso pode gerar problemas de narrativa

3- A obtenção de muitos recursos por um jogador pode criar uma dominancia indesejada na mesa.

No fim das contas minhas opção foi pelo jogo sem dados. Estou pendendo seriamente a usar o dinheiro como recurso, onde alguns playbooks terão salários que serão ganhos a cada episódio e poucas opções alternativas de captar recursos e outros não vão ter salário, no entanto, serão mais agressivos quanto a conseguir recurso através de movimentos.

Na próxima publicação irei escrever como cada contra será endereçado através das mecânicas do jogo. Se tiverem sugestões fiquem a vontade de me enviar.

--

--