A força da mulher na agricultura familiar

Num quadro dominado pelos homens, mulheres se destacam em diversas atividades no cenário agrário.

Rafael Costa
Sep 4, 2018 · 3 min read
A única produtora de chimia de bergamota na feira, dona Silvania defende a essencialidade da mulher no meio rural (Foto: Gabriela Soares)

Por Larissa Mascolo, Gabriela Soares e Rafael Costa

“O homem no campo.” Antes, essa frase seria a legenda da imagem que temos sobre agricultura. Aos poucos, os ventos de mudança levam para longe o machismo campestre e um novo cenário é pintado. Como flores na primavera ocupando nossos olhos, as mulheres ganham terreno dentro da agricultura familiar.

A pesquisa publicada pela Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA) do ano passado revelou que as mulheres participam 30% em cargos de liderança na agricultura, perto dos 10% que ocupavam em 2013, sejam nas pequenas, médias e grandes propriedades rurais.

A Expointer de 2018 trouxe uma novidade à agricultura familiar, que foi a expansão do local em 3,5 mil metros quadrados, equivalente a 41%, possibilitando que mais produtores pudessem vender seus produtos, 285 expositores em 280 estandes, para ser mais exato. Dentre as várias bancas de exposição, era extremamente clara a presença das mulheres no atendimento. Silvania Kauer, 54 anos e expondo pela primeira vez na Expointer, destacou o papel feminino na produção dos doces da Agroindústria Familiar Doces Vapor Velho que comercializava. “Acho importante porque a gente faz a frente, claro que os homens ajudam, os filhos e o marido, mas eu tenho que estar sempre junto”.

Já em outra banca, expondo queijos e salames pela Granja Cichelero, localizada no interior do município de Carlos Barbosa, Terezinha Natalina Chichelero, 73 anos, foi firme na resposta. “A mulher é a cabeça de tudo. Se faltar a mulher, não funciona”, destacou dona Terezinha.

Tomando frente à agroindústria da família que produz chips de banana, batata-doce e aipim, as irmãs Luciana, Juliana, Cristiana e Mariana Loewenstein Justin administram o “Cantinho da Natureza”, em Itati região noroeste do Rio Grande do Sul. Depois de um hiato de 16 anos na Expointer, elas voltaram à expor na feira. Quando questionada sobre a importância da mulher no campo, ela espelhou-se na própria história. “Meu pai ficou pra trás, ele só cuida da roça. Quem cuida da agroindústria somos só nós, as mulheres. Meu pai faz o produto, ele produz na roça o aipim, a batata e a banana, e a gente que faz os produtos lá na agroindústria”.

Cantinho da Natureza: Luciana administra a agroindústria com mais três irmãs

A responsabilidade de trazer agricultores familiares à feira fica a cargo da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (FETAG-RS). O grande nome por trás do incentivo aos pequenos produtores de participarem da Expointer e coordenação dos estandes no espaço é Jocimar Rabaioli, assessor de política agrícola e agroindústria da Fetag. Rabaioli esclareceu o processo de como os produtores chegam até a Expointer, partindo da inscrição até chegar ao estande. No meio do processo, é realizado um curso de capacitação de vendas onde, segundo ele, mulheres têm se feito mais presente.

“Dentro da FETAG existe um departamento que trabalha só a questão da organização das mulheres rurais. E cada vez mais a gente tem fomentado, e tem visto nas agriculturas familiares, a mulher e os jovens. Mas a mulher, praticamente em quase todos os estabelecimentos, ela que puxa a frente, principalmente, da agroindústria familiar e do artesanato”, contou.

Política e Economia

Revista eletrônica dos alunos da disciplina Gestão da Informação: Política e Economia do Centro Universitário Ritter dos Reis - Campus Fapa - Porto Alegre (RS).

Rafael Costa

Written by

Acadêmico de Jornalismo da Unipampa, redator do Blogando, comunicador, fotógrafo, leitor e criador de memes.

Política e Economia

Revista eletrônica dos alunos da disciplina Gestão da Informação: Política e Economia do Centro Universitário Ritter dos Reis - Campus Fapa - Porto Alegre (RS).

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade