Pavilhão expandido da Agricultura Familiar/Crédito: Victória Marisquerena

Investimentos na Expointer 2018 tem resultados positivos

Guilherme Telmo
Sep 4, 2018 · 4 min read

Alta de 13% nas vendas em comparação a edição passada é reflexo das melhorias e expansões realizadas no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio no Rio Grande do Sul

Por Guilherme Telmo, Leonardo Moura e Victória Marisquerena

Quem já está habituado a ir a Expointer e circulava pelos corredores do pavilhão da agricultura familiar, nesta edição da feira, pôde notar uma significativa mudança de tamanho em relação aos anos anteriores. O pavilhão foi um dos locais do evento que teve a sua estrutura expandida, passando de 3500m² para 7000m², o que resultou no aumento de expositores e da praça de alimentação, que agora está apta a receber até 400 pessoas. Os globos foram revitalizados e o estacionamento interno foi pavimentado. Estas foram algumas das melhorias realizadas no parque para a Expointer deste ano que entregaram um resultado positivo aos produtores.

Globos revitalizados da Expointer no Parque de Exposições Assis Brasil em Esteio (RS) / Crédito Leonardo Moura

“Essa ampliação é de suma importância para os agricultores familiares, pois é uma maneira que encontramos de potencializar as vendas e dar maior suporte para eles em um evento que é um grande balcão de negócios”, afirma José Alexandre Rodrigues, diretor do despertamento de agricultura familiar e agroindústria da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), sobre a expansão do pavilhão da Agricultura Familiar, que este ano recebeu 280 expositores de 106 municípios do estado, 80 a mais que no ano anterior.

As mudanças cativavam e davam esperanças para os expositores, que sonhavam com mais vendas agora que o parque esta mais receptivo aos visitantes.

Douglas Dalla Vecchia, produtor de Aratiba, um dos expositores do novo pavilhão da agricultura familiar na Expointer / Crédito: Leonardo Moura

“A expectativa é fazer um bom número de vendas, agregar mais mercado, divulgar nossa marca, fazer com que nossa marca chegue a mais cidades e a Porto Alegre, aproveitando o aumento do local. O pavilhão ficou bem melhor, muito mais estrutura, mais espaço, inclusive, podendo ter mais circulação de pessoas, o que já nos mostra um bom número de vendas até agora’’, afirmou Douglas Dalla Vecchia, 45 anos, de Aratiba, no norte do Estado, na primeira semana da feira. O produtor já expõe há 3 anos seus produtos na ExpoInter.

Conforme dados da SDR, 70% dos alimentos consumidos pela população gaúcha diariamente tem origem na produção familiar, em pequenas e médias propriedades. Alimentos essenciais no nosso dia-a-dia como feijão, leite ou até mesmo o famoso “pretinho”, o café, tem mais de 40% de sua produção oriundas da agricultura familiar. A mandioca chega a dobrar esse número, tendo 83% de sua produção vinda da agronegócio familiar.


O investimento no parque

Segundo o delegado Federal da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (Sead), Marcio Madalena, as mudanças na estrutura do pavilhão foram feitas através de investimento oriundo do Ministério da Agricultura, e o beneficio no valor de 3 milhões de reais já estaria disponível a partir de 2011. Porém devido aos atrasos envolvendo licitações e encargos burocráticos, só foi possível executar a obra neste ano.

Delegado Federal da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário, Marcio Madalena, comenta sobre os investimentos na Expointer /Crédito: Leonardo Moura

O rendimento destes 7 anos em que a obra não foi executada chegou ao valor de 1 milhão de reais, dinheiro que ainda não foi usado, mas que segundo o delegado devera ser destinado a estrutura interna do local, como construção de banheiros ou reforma das cozinhas.

As outras mudanças feitas no parque foram possibilitadas através de parcerias público-privadas com entidades como a Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul e Associação Brasileira de Cavalos Crioulos que disponibilizaram recursos para reconstruir as estruturas em troca de um espaço maior de exposição dentro do evento.


Expectativa dos produtores

A 41ª Expointer, terminou com um volume de vendas superior ao ano passado. O total de negócios foi de 2 bilhões e 300 milhões de reais, alta de 13% em comparação com 2017. Foram 370.581 visitantes ao longo da feira.

No Pavilhão da Agricultura Familiar a venda de produtos chegou a R$ 4 milhões, alta de 40,3% em comparação com o ano anterior, o que superou as expectativas dos expositores e organizadores.

O diretor do SDR, José Alexandre Rodrigues, estimava que as vendas chegariam a 3 milhões e 200 mil reais, baseando-se somente no aumento de expositores. A expectativa do organizador é que as mudanças feitas na estrutura do parque facilitariam o trânsito de visitantes dentro do pavilhão, possibilitando uma melhor experiência e consequentemente o aumento das vendas.

Francisco Wagner Santos, produtor de Minas Gerais, que participou pela primeira vez da Expointer / Crédito Leonardo Moura

“Achei bem legal a logística, os estandes são bem dimensionados, os corredores muito bons e largos para circulação das pessoas. Obtendo um bom resultado nas vendas, esse recurso será revertido na própria cooperativa e na base de seus associados’’ afirmou Francisco Wagner Santos, expositor de Minas Gerais que participou pela primeira vez da feira.

Política e Economia

Revista eletrônica dos alunos da disciplina Gestão da Informação: Política e Economia do Centro Universitário Ritter dos Reis - Campus Fapa - Porto Alegre (RS).

Guilherme Telmo

Written by

Estudante de jornalismo.

Política e Economia

Revista eletrônica dos alunos da disciplina Gestão da Informação: Política e Economia do Centro Universitário Ritter dos Reis - Campus Fapa - Porto Alegre (RS).

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade