O Impacto econômico do pavilhão 22 na 41ª Expointer

Ariel Freitas
Sep 3, 2018 · 3 min read

Espaço destinado à agricultura familiar aumenta o lucro em 95% em relação ao mesmo período do ano passado no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).

Por Ariel Freitas e João Pedro Tavares.

Entrada do pavilhão 22 na 41ª Expointer, em Esteio (RS). Foto: João Pedro Tavares/Uniritter.

No Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS, durante a 41ª edição da Expointer, um dos maiores eventos de destaque nacional e Internacional de agropecuária, situado entre as ruas 21 e 32 está localizado o pavilhão 22, espaço reservado a 20ª Feira da Agricultura Familiar, que acontece simultaneamente com a feira. Em 2017, com uma área de 3500m² e 198 bancas de exposição, foi o local mais visitado e responsável por 14% das vendas da Expointer.

A agricultura familiar recebeu espaço na 22ª edição da Expointer, em 1999, onde 30 bancas comercializaram os seus produtos. De acordo com o coordenador geral da Via Campesina, Djones Roberto Zuculotto, há 20 anos o Movimento Sem Terra iniciou as exposições.“O pessoal veio e montou um barraco de lona preta, e aí trouxe os produtos para cá. E desde então, todos os anos a gente vem trazendo produtos e aí veio se incorporando o pessoal da FETRAF, sindicatos também e virou no que está hoje”, explica.

Com o crescimento da agricultura familiar dentro da Expointer, a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD), antigo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), ampliou o espaço físico do pavilhão 22, hoje, a área reservada dos agricultores familiares é 7000m², que representa o dobro da edição anterior, possibilitando 280 estandes para a exposição e comercialização de produtos de 285 expositores, entre agroindústria, artesanato, plantas e flores.

Quando questionada sobre a possibilidade de aumentar o pavilhão para os próximos anos devido o crescimento das visitas e nas vendas, Letícia Fekete, responsável pela coordenação de eventos da SEAD, responde: “Ao invés de focar no aumento do espaço físico, a meta é conseguir expandir o número de expositores.”

Gráfico aponta crescimento de vendas da Agricultura Familiar na Expointer.

Quem é o agricultor familiar? — Para entender melhor, o agricultor familiar é aquele que dirige o seu estabelecimento com a sua família, utilizando sua própria mão-de-obra, e que sua renda predominante seja originada de atividades econômicas vinculadas aos empreendimentos familiares, conforme a Lei 11.326/2006, que possibilitou os primeiros registros abrangentes no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

Estudo realizado pelo portal do Governo do Brasil revela que o faturamento anual da agricultura familiar é de US$ 55,2 bilhões. Se analisar apenas a produção familiar, o Brasil ainda ocuparia o top 10 do agronegócio mundial, entre os maiores produtores de alimentos do mundo.

No Brasil, cerca de 84% dos estabelecimentos rurais representam a agricultura familiar, com aproximadamente 4,4 milhões de famílias agricultoras, de acordo com dados da SEAD, como explica Humberto Tomé, Subsecretário da Subsecretaria da Agricultura Familiar (SAF). O Rio Grande do Sul ocupa a terceira posição nacional com 8,7% do total das áreas de produção agrícola, conforme aponta o relatório disponibilizado pela Fundação de Economia e Estatística (FEE).

Ariel Freitas

Written by

Jornalista | Escritor | Ativista | Músico

Política e Economia

Revista eletrônica dos alunos da disciplina Gestão da Informação: Política e Economia do Centro Universitário Ritter dos Reis - Campus Fapa - Porto Alegre (RS).

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade