Pavilhão da Agricultura Familiar
Neste ano de 2018 a Expointer aumentou em 41% o espaço do Pavilhão da Agricultura Familiar, trazendo assim 56 novos expositores.
O Brasil é o 8º maior país em produção de Alimentos da Agricultura Familiar, ela também é responsável pela produção dos alimentos que chegam na mesa do brasileiro todo dia.
Helene Heltz, diretora da FETAG/RS, explica que a (Federação dos Trabalhadores na Agricultura) tem 318 Sindicatos de Trabalhadores Rurais filiados, aonde agricultores familiares procuram o seu sindicato fazem a sua inscrição assim organizando parte da sua base.

Helena também explica como funciona o selecionamento dos expositores, segundo ela, existem umas regras, e uma delas para quem trabalha com alimentos, se dá prioridade para quem tem o SELO SABOR GAÚCHO, selo usado justamente para identificar as Agroindustrias Familiares do Rio Grande do Sul, e assim prenchendo os quesitos durante o ano tem a chance de expor sua marca no evento.
Alem dos expositores gaúchos, os mineiros também marcam presença graças a uma parceria entre a FETAG/RS e FETAG/MG, em que alguns mineiros participam da Expo, enquanto alguns gaúchos participam da AgroMinas evento realizado no estado mineiro.

Um dos participantes de Minas é o Produtor Eduardo Melo, veio de Serro-MG, cidade que fica a mais de 2.000km de distancia da cidade de Esteio aonde acontece a Expointer, nas suas malas Eduardo traz o clássico e irresistível queijinho mineiro, além de toda sua simpatia, ele também nos conta a felicidade de mostrar o seu queijo ao povo gaúcho, e fala que os queijos ficaram, mas que as malas vão cheias do carinho do povo dos pampas.
A expointer, contempla 106 municipios do RS alguns exemplos de cidade que participam são Bom Retiro do Sul, Candelária e Frederico Westphalen.



Um dos novos expositores vem de Frederico são os expositores de Embutidos Bisolo, empresa familiar. Equem falou comigo foi a filha da família, Andrieli Coldebella, ela comenta a felicidade dela e da família em participar pela primeira vez da Expointer.
-É uma maravilha, superou todas nossas expectativas.
No dia 2 de Setembro no fechamento da Expointer, o Pavilhão da Agricultura Familiar fechou sua exposição com o lucro superior em 40,3% referente ao ano passado, sendo que em 2017 o pavilhão foi o que mais arrecadou, este ano de 2018 o pavilhão alcançou a marca de R$ 4 milhões.
