Ilha do Faial — açores

A remora

As eleições autárquicas 2013 nos Açores são desafiantes à democracia.

Hugo Rombeiro
2 min readSep 4, 2013

--

Desafiantes sobretudo nos nossos concelhos e principalmente entre os candidatos dos dois maiores partidos porque, se formos a ver, os casos de “comensais” emergem mais na Oposição.

Entende-se por comensalismo a relação harmónica inter-específica (entre indivíduos de espécies diferentes), caracterizada por ser benéfica para uma das partes, sem causar prejuízo para a outra parte, em situações que envolvam alimentos, bem como restos de alimentos ou metabolismo. É denominado como “comensal” a espécie que se alimenta dos restos da outra espécie.

A remora e o tubarão – Este é o exemplo mais conhecido de comensalismo entre espécies.

Resumidamente, e politicamente falando, as “remoras” aproveitaram-se dos “tubarões” para estar na política e, uma vez que agora são candidatos, vamos ter o desafio de observar o que valem no contexto da nossa democracia.

“Portanto”, para se construir uma canoa são precisos bastantes paus. O problema é que na hora “H”, depois de anos em buscas de “pau”, os “paus” que se arranjam nem dão para construir o mastro.

Resultado: afinal para se construir uma jangada em equipa precisamos de objectivos comuns e não de andar a brincar aos “paus”.

Felicidades a todos os comensais. Aos que ganharem estas eleições, mesmo que por pouco, retiro o termo à sua personalidade.

Unlisted

--

--

Hugo Rombeiro

Um ser abstracto que vive essencialmente de extractos vegetais com uma filosofia do não haver amanhã. Tem uma personalidade doce e rica mas não é comestível.