A criação de uma página para aumentar a participação política em Portugal

Nuno Carneiro

No início de Agosto reuni um grupo para pensar em ideias para uma página online que desse informação sobre as candidaturas para as Eleições Legislativas de 6 de Outubro de 2019, à semelhança do que eu e o Pedro já tínhamos feito nas eleições Europeias.

Dessa reunião surgiu a vontade de fazer algo, mas fazê-lo de acordo com os valores que consideramos indispensáveis neste tipo de trabalho. Numa altura em que a desinformação está por todo lado, decidimos que o nosso trabalho teria de ser diferente desde logo pela forma de trabalhar: teríamos de gerir os nossos bias pessoais de forma responsável — ser o mais inclusivos possíveis e procurar um grupo diverso de voluntários, e deveríamos ser 100% transparentes em tudo o que fazemos.

www.politicaparatodos.pt

Lançamos então um site com um conjunto de 9 pontos que demonstram aquilo que nos move: www.politicaparatodos.pt

E depois de várias reuniões online em que mais e mais pessoas se foram juntando ao grupo, fizemos este fim de semana uma reunião presencial para por as mãos na massa e desenvolver as nossas ideias.

Hackathon de 31 de Agosto 2019 — As ideias tomam forma

Parte da equipa no primeiro hackathon (já no final de um dia inteiro de trabalho)

Viemos para este hackathon de um dia inteiro a um Sábado de Agosto para passar o dia todo fechados numa sala! 🙈 Mas como diz o ditado: quem corre por gosto não cansa!

Começamos por dedicar as primeiras horas a definir o que queríamos construir. Felizmente tínhamos na equipa duas pessoas que trabalham diariamente com design de produtos e serviços. O Paulo e o Jorge ajudaram a facilitar o processo de concepção das ideias.

Processo de design

Estavam então identificadas as principais funcionalidades da página que queríamos construir:

  • Explicar o processo de uma eleição legislativa
  • Permitir rapidamente perceber quais os partidos e os respectivos candidatos
  • Visualizar os programas eleitorais
  • Comparar programas eleitorais
  • Comentar os programas eleitorais e fazer perguntas para obter clarificação
  • Categorizar o conteúdo de cada programa eleitoral em relação ao seu tema, se é sobre saúde, transportes, educação, etc.
  • Ter um calendário dos debates e outros eventos relevantes

Identificamos também uma vontade importante de todo o grupo: construir esta plataforma para que possamos libertá-la em open source para ser usada por outros, por exemplo noutros países.

Design wireframes

Wireframe da página de um partido
Wireframe das métricas sobre um programa eleitoral
Wireframe da página que lista todos os partidos
Wireframe da página de um programa eleitoral para ser comentado

Recolha de conteúdo

Para além do design e do início do desenvolvimento do backend da plataforma, foi também feito um esforço grande de recolha de conteúdo para popular a plataforma.

Recolha da informação de cada partido
Recolha das datas dos debates

Próximos passos — Implementação

O próximo passo é agora o desenvolvimento do código para por esta plataforma online. Parte do trabalho de backend já está feito, mas precisamos ainda de transformar os wireframes em designs finais e depois em código.

Esperamos que dentro das próximas duas semanas esta página esteja online e pronta a receber visitas, informar os Portugueses sobre as diversas candidaturas às eleições, e a por-nos a todos a interagir com a política através de comentários e anotações nos programas eleitorais.

Como contribuir

Visita a nossa página de comunicação interna no Loomio.

As nossas necessidades imediatas são:

  • > Ajuda a converter os programas eleitorais em Markdown (trabalho fácil mas muito manual). Vai a este repositório, vê quais os programas que faltam converter e ajuda-nos a converter os programas para este formato standard para que depois possamos usá-los na nossa plataforma
  • > Ajuda com o desenvolvimento do front-end da plataforma. Aparece na nossa próxima chamada (Terças-feiras das 21h às 23h, mais informação no Loomio) e coordena com a nossa equipa de developers
  • > Ajuda com social e media engagement — divulgação do nosso conteúdo através das nossas páginas de social media (algumas ainda por ser criadas) e contacto com media tradicionais

Qualquer outra ajuda é bem-vinda. Para veres em que é que estamos a trabalhar, visita a nossa página no Loomio. Este é o nosso principal e único canal de comunicação interna, por isso vais ver lá o ponto de situação em cada um dos projectos.

Como seguir o nosso trabalho

— — — — — —

PS: Obrigado à Casa do Impacto pela disponibilização do espaço de trabalho para o nosso hackathon, e ao Idea Spaces pela sala para a primeira reunião.

Política Para Todos

Missão: promover a participação activa dos cidadãos nos processos eleitorais em Portugal.

    Nuno Carneiro

    Written by

    www.betaglyph.com 1 book review per week.

    Política Para Todos

    Missão: promover a participação activa dos cidadãos nos processos eleitorais em Portugal.

    Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
    Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
    Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade