Análise à alteração do programa eleitoral do CHEGA

Luís Silva
Política Para Todos
3 min readJan 15, 2020

Após o programa eleitoral do partido CHEGA, que estava alojado neste link, ter subitamente desaparecido sem aviso prévio durando poucos dias em Dezembro de 2019, muito se falou de possíveis alterações que este programa eleitoral sofrera.

Mais tarde, num esclarecimento dado ao PÚBLICO pelo líder do partido, André Ventura, é dito que o conteúdo não foi alterado, apenas aspectos de layout, nomeadamente converter “os documentos do site em formato PDF em texto corrido, com separadores e identificadores”, que pode ser encontrado aqui.

Como a comunidade Política Para Todos fez um arquivo de todos os programas eleitorais (bem como esta nova versão do programa eleitoral do CHEGA) para as eleições de 6 de Outubro de 2019, consideramo-nos bem posicionados para esclarecer esta questão e decidimos analisar as duas versões.

Começámos por converter a nova versão do programa eleitoral para markdown (ficheiro CHEGA_20191218_original.md) a 18 de Dezembro de 2019 e, sem efetuar qualquer alteração, comparámos com a versão que tínhamos de antes das eleições (ficheiro CHEGA_201909.md). Nesta comparação havia imensas diferenças devido a formatações. Assim, decidiu-se proceder ao seguinte conjunto de alterações para remover essas diferenças de formatações e melhor comparar os programas:

  1. remoção ou adição de espaços em branco ou quebra de linha;
  2. remoção ou adição de estilos tipo negrito ou itálico (sua codificação em markdown).

O ficheiro resultante é o CHEGA_20191218.md e a nova comparação pode ser consultada aqui.

Conclusão

Como se pode ver nesta comparação, são estas as diferenças entre os programas eleitorais:

  • Alterações de pontuação, espaçamento e ortografia (foi adicionado / removido erros ortográficos; remoção de pontos finais; alterações entre maiúsculas e minúsculas; adicionar ou remover algum conteúdo solto que parece ser erro, como (…) ou <br>);
  • Remoção de partes duplicadas como subtítulos ou parágrafos;
  • Foi adicionado um subtítulo (“HABITAÇÃO E URBANISMO” ao capítulo III — FUNÇÕES PATRIMONIAIS).

Ou seja, contrariamente à ideia com que a generalidade das pessoas ficaram, não se observou nenhuma alteração relevante ao conteúdo do programa eleitoral do CHEGA.

A comunidade Política Para Todos nasceu no verão de 2019 com o objetivo de promover a participação ativa dos cidadãos nos processos eleitorais em Portugal. É composta por voluntários de várias partes do país e diferentes áreas profissionais. Adotamos princípios de transparência radical na nossa forma de trabalho: toda a comunicação interna está disponível numa plataforma aberta, as reuniões são gravadas e também de acesso livre. A adesão à comunidade é aberta para qualquer cidadão.

A comunidade Política Para Todos não tem qualquer ligação ao partido CHEGA nem a nenhum outro partido.

Notas sobre a comparação:

  • É necessário carregar em Load diff para carregar a comparação dos documentos;
  • A parte que interessa é o que aparece mais a negrito, por exemplo revi-sãovs revisão. O restante verde e vermelho mais claro apenas significa que há uma alteração na linha;
  • Com login feito é possível ver a comparação side-by-side (como na anterior imagem).

--

--