Afinal quem se candidata a deputado? (Parte 3)

Nuno Carneiro
Política Para Todos
2 min readSep 26, 2019

Enquanto construíamos a página www.politicaparatodos.pt para as eleições legislativas de 2019, deparámo-nos com algumas dificuldades no acesso a informação que relatamos aqui.

Esta é a terceira e última parte de uma série de artigos sobre a dificuldade em encontrar uma lista de candidatos a deputado. Foi publicada pela primeira vez na nossa página do Facebook a 20 de Setembro de 2019.

No final deste processo, a lista foi publicada pela Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna a 21 de Setembro de 2019 neste endereço: https://www.legislativas2019.mai.gov.pt/

— — —

Afinal quem se candidata a deputado? (Parte 3)

Depois de um grande esforço de pesquisa e para chamar a atenção para este assunto, foi ontem comunicado pela Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SG MAI) que as listas de candidatos a deputado serão oficialmente publicadas online no dia 21 de Setembro.

𝗗𝗲𝘀𝗲𝗻𝘃𝗼𝗹𝘃𝗶𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼𝘀 𝗱𝗼𝘀 𝘂́𝗹𝘁𝗶𝗺𝗼𝘀 𝗱𝗶𝗮𝘀…

Na semana passada, quando ligamos pela primeira vez para a SG MAI falaram-nos na data de 14 de Setembro. Na segunda vez, já nos disseram que entendiam que não tinham de publicar essas listas.

Foi depois disso que surgiram várias notícias na comunicação social sobre este problema. Algumas mesmo referindo que a SG MAI poderia estar a violar a lei eleitoral.

Parece que o entendimento mudou, e para bem da transparência, foi ontem comunicado pela SG MAI que a divulgação dessas listas irá ser feita no dia 21 de Setembro, uma vez que só nessa data é que estarão “definitivamente consolidadas” (uma razão diferente da que nos tinha sido comunicada na semana passada).

O grupo de voluntários do Política Para Todos congratula-se por ter conseguido contribuir um pouco para o aumento da transparência sobre este assunto. Tal como dissemos nos últimos posts, o nosso objectivo nunca foi apontar o dedo à SG MAI ou CNE mas encontrar uma solução para um problema que estava a prejudicar a transparência do processo eleitoral para a Assembleia da República.

Ficamos satisfeitos por ter sido encontrada uma solução e aguardamos ansiosamente a publicação das listas para sabermos finalmente 𝗾𝘂𝗲𝗺 𝘀𝗲 𝗰𝗮𝗻𝗱𝗶𝗱𝗮𝘁𝗮 𝗮 𝗱𝗲𝗽𝘂𝘁𝗮𝗱𝗼?

𝗦𝘂𝗽𝗼𝗿𝘁𝗲

Notícias/artigos sobre a inexistência de listas online que foram saindo antes do comunicado sobre dia 21:
- https://rr.sapo.pt/2019/09/18/Política/administracao_interna_ainda_nao_publicou_listas_de_candidatos_e_uma_violacao_da_constituicao/noticia/164949/?utm_source=onesignal
- https://www.tsf.pt/portugal/politica/interior/ninguem-esta-a-publicar-as-listas-de-candidatos-a-deputados-11314181.html
- https://www.publico.pt/2019/09/18/politica/opiniao/sabe-vai-votar-1886904

Comunicado sobre lançamento no dia 21:
- https://www.lusa.pt/article/27068754/eleições-listas-de-candidatos-às-legislativas-vão-ser-divulgadas-no-sábado
- https://observador.pt/2019/09/19/quer-saber-em-quem-vai-votar-na-internet-so-vai-encontrar-a-lista-de-candidatos-a-15-dias-das-eleicoes/

--

--