La cama volando — Frida Kahlo

Aborto Legal

Letticia Rey
Política, Feminismos e Cidade
2 min readAug 10, 2018

--

O aborto é um fato. Gostando ou não, acreditando ou não ele acontece todos os dias no nosso país seja por mulheres ricas, classe média ou pobres. A unica coisa é que ninguém te conta que abortou, que quer abortar, nenhuma mulher fala sobre isso e as que sobrevivem passam a vida toda lembrando disso como um trauma insuperável porque foi o dia em que quase morreu (e claro que isso se aplica com muito mais frequência às mulheres pobres do que às ricas) exatamente porque não podiam contar pra ninguém o que tinham feito, porque a real é que ninguém pergunta pra mulher o que levou ela a fazer isso, mas todo mundo quer dizer o que ela tem que fazer.

Do mesmo jeito que fazemos com a mulher quando ela fica grávida e assume ter o filho. Eu mesma já fiquei preocupada com minhas amigas grávidas, pedindo que elas evitassem fazer essa ou aquela coisa sem me tocar que minhas amigas sabem muito melhor do que eu o que elas estão sentindo nos corpos delas. O mesmo vale para aquelas que não querem ter filhos e por vários motivos (camisinha furada — muitas vezes de propósito tá, por homens pra mostrar superioridade masculina https://revistamarieclaire.globo.com/…/stealthing-nova-form… -, estupro, falha de anticoncepcional, namorado se recusando a usar camisinha e fazendo chantagem emocional e depois desaparecendo quando a notícia explode, e por ai vai) decidem abortar e eu, você, e o Estado não temos nada a ver com isso, independente da quantidade de amor que carregamos nos nossos conselhos, nas nossas crenças.

Só hoje vi duas buscas do Google que são muito significativas para mostrar a realidade que muita gente quer esconder e que o governo e a gente mesmo tem medo de encarar exatamente porque precisa admitir a quantidade de mulheres que está deixando de cuidar e a consequência do que nosso comportamento conservador tem acarretado.

Então vamos nos informar. Aborto é caso de saúde pública e precisa ser encarado.

Bebês não vão parar de morrer você sendo contra que as mulheres abortem, apenas continuarão morrendo bebês e mulheres. O dobro de vidas. Triste, porém realidade que já ta mais do que na hora da gente encarar.

--

--