Grandes poderes, grandes responsabilidades

Camilla Daros
Politizare
Published in
3 min readOct 1, 2018
Fonte: Homem Aranha — 2002.

O primeiro voto é muito significativo, você pode definir os rumos das eleições no Brasil

Você já deve estar cansado daquele papo chato sobre política que vê por aí, sobre corrupção, políticos que agem de má-fé, que não olham para os anseios da população e por aí vai. E, por isso, é quase certo que você não gosta de política, nem que falem sobre isso, quem dirá votar quando ainda não é obrigatório, mas eu vou te contar uma história bem legal, tá? Então fica aqui comigo, parça!

Euzinha aqui, que estou prestes a te mostrar, através de dados, estatísticas, números, desenhos, etc (risos), o por quê de você se engajar, pesquisar, orientar e votar, sim, antes dos 18 anos, odiava política. Isso mesmo. Eu não votei aos 16, nem aos 17, e me arrependo. Então vamos ao que interessa.

Sabe qual era minha desculpa para fugir do assunto “tão chato” política? Que nenhuma daquelas pessoas de terninho, com uma faixa atravessada no peito e com autoridade para “mandar e desmandar” na nossa cidade, estado e país me representava. Isso mesmo. Ninguém daquelas posições tão importantes fazia algo por mim e eu achava que isso tudo era culpa deles mesmos. Eu estava enganada.

Os políticos, aqui no Brasil (e em tantos outros lugares), são eleitos com o voto do povo. Com o nosso voto. E, para isso, eles precisam nos agradar, com propostas que nos beneficiem, agindo de forma que diz respeito a uma certa conduta que nós, eleitores, queremos que ele aja. Tá, mas o que isso tem a ver comigo? Jovem, estudante, que ninguém dá ouvidos? TEM-TUDO-A-VER!

Se a juventude não se impõe, não luta por seus ideais e não escolhe um representante que condiz com seus anseios, os políticos não atenderão a esses pedidos, pelo simples fato de eles não serem feitos! Sim, você precisa se engajar e mostrar que quer entender mais sobre política, que quer se ver representado nesse meio, que quer ver outros jovens e mulheres atuando por você.

Olha só esses números: o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostrou, em 2017, que o Brasil tem cerca de 51 milhões de jovens de 15 a 29 anos, correspondendo a um quarto da população do país. É muita gente. Nas eleições de 2014, Dilma Rousseff (PT) foi reeleita Presidente da República com 54.501.118 votos, ou seja, a decisão dos jovens brasileiros nas urnas pode ser decisiva para eleger ou não um presidente.

Fonte: Homem Aranha — 2002.

Percebe agora todo esse poder que há em você? (Risos). Sim, você pode — E DEVE — mudar os rumos do nosso país. Como já dizia o Tio Ben, “com grandes poderes vêm grandes responsabilidades”.

Se liga nas dicas que vamos dar aqui no nosso Medium e saiba como escolher um bom candidato — bom para você, que represente você. Bora mostrar a força jovem! Politizare, meus queridos, Politizare!

--

--

Camilla Daros
Politizare

tudo é sobre amor — e talvez eu tenha mudado um pouco. prazer, liberdade.