Uma pesquisa, diversas conclusões

Camilla Daros
Politizare
Published in
2 min readNov 13, 2018
Fonte: Politizare.

Segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), em outubro de 2018, o eleitorado brasileiro de 16 a 24 anos contabiliza mais de 23.600 milhões, um número bastante expressivo. Os dados também apontam que esse número vem crescendo em todas as regiões do Brasil.

Com uma parcela tão significativa da população com poder de voto nas mãos, por que os jovens não são representados no meio político?

A política no país foi banalizada, excluída da maioria das rodas de conversa juvenis, mesmo esse público ainda desejando mais informações sobre o assunto.

Em uma pesquisa on-line aplicada a 32 jovens, em sua maioria com idades entre os 20 e 24 anos, foi visto que 75% deles se interessam por política, porém, 84,4% não se vê representado como jovem na política. Isso se dá devido a inúmeros motivos listados pelos jovens na pesquisa, como a falta de representantes políticos jovens, e informações dos meios de comunicação com abordagem e linguagem desinteressante ao público jovem.

Fonte: Politizare.

Na mesma pesquisa, a maioria dos jovens afirmou que o meio de comunicação principal em que pesquisam informações sobre política é a internet e, desses, quase todos acessariam um produto digital específico sobre política.

Dessa forma, foi possível provar, em dados, que os jovens se interessam, sim, por política na atualidade, têm sede de informações adequadas à sua linguagem moderna, disseminadas em meios que compreendem sua realidade, para que, assim, possam sem sentir reconhecidos no meio político, o qual são representados diretamente e carregam consigo grandes responsabilidades sociais.

--

--

Camilla Daros
Politizare

tudo é sobre amor — e talvez eu tenha mudado um pouco. prazer, liberdade.