Como identificar projetos legítimos envolvendo Polkadot e Kusama

LUI5
PolkadotBrasil

--

Muitos projetos estão sendo construídos, ou pretendem construir, em Polkadot e Kusama. No entanto, também há muitos que afirmam fazer isso, mas na verdade não têm essa intenção, não têm os recursos para fazer isso ou estão tentando enganar as pessoas usando indevidamente as marcas Polkadot e Kusama.

Contar os projetos legítimos dos “não tão honestos” nem sempre é uma tarefa fácil. Este guia tem como objetivo ajudá-lo em sua própria pesquisa para identificar se um projeto é legítimo. O que ele não pretende fazer é caracterizar qualquer projeto individual como legítimo ou não, ou tomar essa decisão por você. É simplesmente uma lista de indicadores de um projeto legítimo, em oposição a um que não é, para ajudá-lo a tomar suas próprias decisões.

Finalmente, um projeto sendo legítimo não significa necessariamente que será um sucesso também e este guia definitivamente não deve ser visto como um conselho financeiro ou de investimento. Além de fazer sua própria pesquisa sobre a legitimidade de um projeto, é preciso fazê-la também pelas perspectivas de sucesso, antes de decidir investir.

Esclarecimento sobre “Powered by Polkadot”

Esta declaração em sites de muitos projetos é frequentemente causa de confusão. Isso geralmente significa que o projeto está construindo ou pretende construir no ecossistema Polkadot, usando substrate. Mas qualquer projeto pode alegar isso, então a existência dessa declaração no site de um projeto não infere nenhuma informação sobre a legitimidade do projeto e certamente não é um “selo de aprovação” pela Web3 Foundation.

Sinais de um projeto legítimo

1. Recebeu uma bolsa Web3

Web3 Foundation Grants é uma forma de subsidiar projetos que estão sendo construídos em Polkadot. Eles têm critérios muito específicos para serem aplicados e são minuciosamente revisados ​​pela equipe de revisão. Portanto, ter sua inscrição aprovada é um primeiro indício de que a equipe está comprometida com o projeto. Depois de entregar seu primeiro marco, eles podem adicionar o emblema “Web3 Grants” no site de seu projeto.

Receber um subsídio é um forte indicador de que um projeto é legítimo. E se eles entregaram todos os seus marcos, então é mais provável que sejam de qualidade razoável. No entanto, um subsídio não é uma garantia de continuidade do projeto e pode ser rescindido a qualquer momento se violar as regras do programa, então isso é algo a ter em atenção.

Finalmente, um subsídio não é um endosso ou uma parceria com a Web3 Foundation.

A lista completa de projetos que se candidataram com sucesso a uma bolsa pode ser encontrada aqui , onde você pode ver o que cada projeto entregou e quais tiveram sua bolsa encerrada.

2. Código aberto

Um projeto de código aberto promove transparência, constrói confiança e garante que a equipe do projeto não esteja fazendo algo suspeito nos bastidores. Além disso, torna muito fácil acompanhar o andamento do projeto e ver o quão ativa a equipe está em desenvolvê-lo.

Isso não significa, porém, que qualquer projeto de código fechado não seja legítimo ou que a equipe por trás dele tenha algo a esconder. Muitas equipes optam por manter seu código privado para proteger sua propriedade intelectual. E várias equipes que fazem isso receberam um Subsídio Geral , sob o qual seu código privado é revisado por membros da equipe de revisão de subsídios.

Portanto, um projeto de código-fonte fechado não é necessariamente uma bandeira vermelha, mas ser de código-fonte aberto é certamente uma grande vantagem.

3. Desenvolvimento ativo

Se uma equipe de projeto atualiza constantemente seu produto, esta é sempre uma boa indicação de que o projeto é legítimo. Lançar regularmente novos recursos e atualizações, consertar bugs, atualizar seu site e notificar a comunidade sobre essas mudanças são todos bons indicadores de um projeto legítimo.

E, como mencionado acima, um projeto de código aberto tem a vantagem adicional de que a atividade de desenvolvimento pode ser facilmente monitorada por meio de seu repositório GitHub.

4. Whitepaper

A existência de um whitepaper deve ser considerada obrigatória para qualquer projeto que queira ser levado a sério. No entanto, o whitepaper precisa ser mais do que alguns infográficos, alguns diferencias e tokenomics. Um projeto legítimo, e mais ainda um projeto sério, irá analisar profundamente todos os aspectos do seu projeto, seus casos de uso, quais problemas pretende resolver, bem como os aspectos técnicos do projeto.

Um whitepaper bem escrito e detalhado que enfoca mais a tecnologia e menos a tokenomics é sempre um bom sinal de que o projeto é legítimo. E, é claro, isso se aplica ao projeto como um todo, ou seja, focar na tecnologia e não nas vendas simbólicas é sempre uma grande vantagem.

5. Equipe visível e confiável

Projetos legítimos geralmente exibem seus membros de equipe com destaque em seu site, junto com seus perfis de mídia social (geralmente LinkedIn) e contas GitHub, para membros da equipe de desenvolvimento. Isso dá aos usuários e investidores em potencial a capacidade de verificar as credenciais, histórico e experiência da equipe. Além disso, ter membros da equipe principal se engajando diretamente com a comunidade promove confiança e transparência para o projeto.

Além de sua própria comunidade, os projetos que levam a sério a construção de Polkadot geralmente se envolvem com a comunidade Polkadot mais ampla. Eles estão ativos nos vários canais de Polkadot e Kusama e se algum deles for Embaixador , isso é sempre um bom sinal.

6. Não emitiu um token em outra blockchain

Como Polkadot e Kusama não oferecem suporte a contratos inteligentes, é uma prática comum que os projetos emitam tokens na Ethereum ou em outras redes, como a Binance Smart Chain, como meio de reunir fundos, com a promessa de migrar para um token padrão Polkadot(substrate) quando isso for possível. (atualização, hoje já é possível criar tokens nas parachains Statemint e Statemine ou blockchains com suporte a EVM conectadas na Kusama e Polkadote como Moonriver e Moonbeam)

No entanto, se um projeto não emitiu tokens em outra rede, isso mostra sua dedicação ao ecossistema e seu compromisso de realmente construir em Polkadot. Eles não estão expostos a falhas de migração e segurança por estarem em outra rede, o que limita atrasos e remove a possibilidade de que eles possam decidir não construir no Polkadot, em favor de outra blockchain.

Existem, no entanto, vários projetos que anunciam uma solução “multi-rede”. Nesses casos, é natural que o projeto emita tokens em várias blockchains, mas ao mesmo tempo aumenta a possibilidade de que o projeto não seja construído em Polkadot no final.

7. Candidato Parachain

Há muitas maneiras de um projeto se basear no Polkadot. Mas o mais direto e impactante é ter como objetivo ser um parachain. E descobrir se um projeto está realmente construindo um parachain é o mais fácil: por meio das páginas de parachains e parathreads de teste Rococo em polkadot.js.org. Todo projeto que pretende ser um parachain testará sua corrente no Rococo como um parachain e um parathread antes de passar para Kusama e eventualmente Polkadot.

Eles também estarão testando crowdloans e leilões na rede de teste Rococo e devem estar ativos no canal Rococo .

Claro, obter um slot de parachain em qualquer uma das duas redes principais não é garantido e o projeto precisará vencer o leilão para os slots de seu interesse, ou eles podem escolher ser um parathread (embora isso deva ser esclarecido para sua comunidade). Mas testar seu software na rede de teste Rococo é certamente um forte indicador da legitimidade do projeto.

Sinais de um projeto ilegítimo

1. Site de baixa qualidade

Um dos primeiros e mais fortes indicadores de que um projeto não é legítimo é a qualidade do site. Um site mal construído, com erros de digitação e erros gramaticais ou com falta de estilo, um site que é um modelo sem nenhum esforço sério para melhorá-lo ou alterá-lo, um site que contém poucas informações sobre o projeto, sem links para seu GitHub ou outros recursos e geralmente um site que não parece profissional, são indícios de que a equipe não leva esse projeto a sério.

2. Equipe invisível ou falsa

Ao contrário de uma equipe visível e engajada, se um projeto menciona os membros da equipe, mas não oferece informações sobre eles ou não oferece links para mídias sociais ou contas do GitHub, é uma indicação de que há algo estranho acontecendo. Faça uma pesquisa no Google para os membros da equipe. Se ficar vazio ou se os únicos resultados forem referentes ao projeto, é uma indicação de que os membros da equipe são falsos. As fotos deles no site, se houver, provavelmente também serão fotos de banco de dados, ou em outras palavras, também falsas. Geralmente, eles são facilmente reconhecíveis, mas aqui está um guia sobre como fazer uma pesquisa reversa de imagens, se você quiser ser minucioso.

Claro, uma bandeira vermelha também é se os membros da equipe não são mencionados e só podem ser encontrados em seu grupo Telegram sob pseudônimos.

3. Não confie no engajamento na mídia social

Embora ter uma comunidade vibrante seja uma boa indicação de um projeto legítimo, muitos projetos falsos usarão bots para popular seus canais para mostrar uma alta contagem de membros e envolvimento. Isso é particularmente comum no Telegram e no Discord, embora, de acordo com os termos do Discord, qualquer usuário de bot precise ser identificado como tal, mas os golpistas realmente não se importam com os termos e condições.

Portanto, não dependa apenas do envolvimento do Telegram ou do Discord e do que as pessoas dizem nesses canais. Eles poderiam facilmente ser contas de bot.

4. Eles usam e-mails de provedores públicos

Se o e-mail do projeto, ou os e-mails dos membros da equipe, forem do Gmail ou Yahoo ou de algum outro provedor de e-mail público, isso é uma indicação de que o projeto não é sério, especialmente se os e-mails não parecem ser pessoais ou mesmo válidos. Qualquer equipe que seja um pouco séria sobre seu projeto registrará e-mails usando seu domínio.

5. Eles copiaram o código sem atribuição

Um repositório bifurcado (fork) é fácil de detectar, pois aponta para o repo original. Um projeto que usa código bifurcado e tenta passá-lo como seu próprio acena uma grande bandeira vermelha. Em alguns casos, usar o código de outra pessoa está certo, mas, nesses casos, a atribuição ao projeto original é uma obrigação para qualquer projeto legítimo. E o mesmo é verdadeiro se apenas parte do código for copiado de outro projeto.

Na verdade, esse é o motivo para o cancelamento de uma concessão do Web3 e já aconteceu no passado.

Crowdloans

Com o lançamento iminente dos parachas, muitos projetos que pretendem se tornar um parachain lançam um crowdloan a fim de reunir os fundos necessários para participar dos leilões de parachain. Mas com todo o burburinho em torno desse lançamento iminente, é possível que muitos golpes também apareçam. Portanto, o crowdloans precisa de sua própria seção para ter certeza de que você está participando de maneira segura.

Em primeiro lugar, apenas projetos que visam se tornar uma parachain devem ter um crowdloan. Se um projeto não for um candidato a parachain, não deve haver um crowdloan associado a ele.

A maneira mais segura de participar de um crowdloan de parachain é o caminho nativo por meio do módulo Crowdloan em polkadot.js.org, que você pode testar na rede de teste Rococo aqui . Isso emite uma transação especial que bloqueia seus fundos até o fim do período de locação do slot de parachain. Você pode aprender mais sobre crowdloans aqui e em nosso wiki .

Uma equipe legítima nunca pedirá que você envie fundos para participar de um empréstimo coletivo. Dito isso, algumas equipes têm feito vendas simbólicas ou trocas na tentativa de obter uma vantagem inicial na arrecadação de fundos para os próximos leilões, mas esses não são empréstimos coletivos e implicam em total confiança na equipe. Portanto, se você planeja participar dessas trocas de tokens, certifique-se de que o projeto seja confiável e de que está obtendo as informações corretas por meio do site oficial e dos canais de mídia social.

Da mesma forma, várias corretoras centralizadas estão criando maneiras de participar de crowdloans por meio de suas plataformas, mas também algumas carteiras estão integrando a funcionalidade de crowdloan a seus aplicativos, e outras certamente virão. Qualquer esforço legítimo deve usar o módulo de crowdloans nativo em segundo plano e simplesmente oferecer uma experiência mais simplificada para o usuário. Certificar-se de que é esse o caso é necessário antes de usar esses serviços, mas em qualquer caso, ainda envolve confiar num terceiro ou no provedor de serviços.

Tradução do artigo na Wiki da Polkadot https://wiki.polkadot.network/docs/en/learn-legitimate-projects criado por michalisFr

--

--