Como movimentar saldo na Statemine/Statemint usando Ledger

LUI5
PolkadotBrasil

--

Este tutorial visa explicar o funcionamento da Statemine e Statemint e como utilizar essas duas redes com a carteira de hardware Ledger

O que é e para que servem Statemine e Statemint

São parachains de bem comum governadas pela moeda KSM (Statemine) ou DOT (Statemint), ou seja, não possuem expectativa de retorno financeiro e visam aliviar um problema básico em comum para todos. São blockchains para mintar ativos genéricos, sejam tokens fungíveis ou não fungíveis (NFTs), para que sejam utilizados em parachains pelo ecossistema.

Isso tira a necessidade de ativos estarem sujeitos a decisões da governança e problemas em parachains de terceiros, como Moonriver/Moonbeam ou Shiden/Astar, além de trazer neutralidade para projetos que precisem de um token, não tenham parachain e não querem confiar em uma parachain de terceiros, como os casos da RMRK, Tether e Circle, que mintaram seus ativos $RMRK, $USDT e $USDC nas parachains de bem comum.

Como dito anteriormente, $KSM será necessário para utilizar Statemine e $DOT para Statemint, porém como são parachains de bem comum, a Kusama confia plenamente na Statemine e a Polkadot na Statemint, com isso é possível transferir saldos da forma mais avançada e com maior grau de confiança possível entre duas blockchains diferentes, o “teleport”, queimando o ativo numa rede e mintando na outra.

Utilizando a Statemine e Statemint com Ledger

A carteira de hardware Ledger, dentre todas as hardware wallets, é a que mais recebeu suporte para Polkadot, Kusama e suas parachains, porém a forma como ela lida com endereços é diferente.

Ao usar uma carteira de navegador ou celular SEM ledger, você terá opção de ter todos os endereços de todas as parachains existentes numa única conta, porém com a Ledger será necessário ter uma conta para cada parachain ou relay chain (Polkadot e Kusama), porém existe uma exceção no caso da Kusama e Polkadot com Statemine e Statemint. Procure aqui pela lista completa de todas as redes suportadas.

Seu endereço Kusama será igual ao endereço Statemine e seu endereço Polkadot idêntico ao endereço Statemint, portanto, há uma exceção, onde a Ledger permite ter uma única conta para Kusama & Statemine e uma única para Polkadot & Statemint, porém existe uma limitação, as carteiras nativas do ecossistema Polkadot e Kusama não tem suporte para Statemine COM Ledger.

O único local possível no momento para usar Statemine e Statemint com o mesmo endereço Kusama e Polkadot é através do Painel Substrate.

Se você usa alguma carteira de navegador, para essa operação precisará desativar a conexão delas com o Painel Substrate, esse é um passo muito importante, pois se elas estiverem ativadas, não irá conseguir movimentar o saldo

1° Passo: Desconectar as carteiras de navegador do Painel Substrate (será possível reconectar da mesma maneira após finalizar a operação):

*Se você nunca entrou no painel substrate antes com as carteiras de navegador, pule esse passo.

Talisman:

Pronto! Agora sua carteira Talisman não irá interferir.

SubWallet:

Pronto! Agora sua carteira SubWallet não irá interferir.

Polkadot.js:

(Mude de Allowed para Denied)

Pronto! Agora sua carteira Polkadot.js não irá interferir.

2. Baixe os apps que precisar na Ledger Live

Para este tutorial irei interagir com Kusama & Statemine, o processo é o mesmo para Polkadot & Statemint. Conecte seu dispositivo Ledger no computador, vá até a aba “My Ledger” e procure pelas duas blockchains.

Agora com app Statemine, poderemos conectar a Ledger ao Painel Substrate.

3. Va até o Painel Substrate e escolha qualquer uma das opções para se conectar na Statemine.

4. Habilite o uso da Ledger no painel

Precisa estar dessa forma (Attach Ledger via WebUSB), depois clique em “Save” no canto.

5. Conecte sua conta Ledger com o Painel

Nota: Se estiver traduzido para o português, estará como “Livro de Consultas”

Dê um nome qualquer para sua conta e deixe as opções de “Account type” e “Address Index” como estão

Sua conta deverá aparecer dessa forma:

6. Agora iremos transferir saldo em $KSM para poder utilizar a Statemine

Se você já tinha uma carteira Kusama conectada com a Ledger, ela provavelmente foi adicionada ao fazer o passo 5. agora conectada também com a Statemine.

Precisaremos de $KSM na Statemine para sacar ativos genéricos mintados dentro dela, mas não envie ainda $KSM para a Statemine! Para isso será necessário fazer a ação de “teleport”, para essa etapa, não poderá usar uma carteira Kusama Ledger, pois ela não aprova transações de “teleport”, precisa criar uma nova carteira Kusama SEM Ledger, adicionar um pequeno saldo de KSM (pode ser 0.1 KSM) e depois realizar o teleport.

Retorne até a aba da Kusama

Se você não tiver uma carteira Kusama SEM Ledger, crie uma em “Add account”, não se preocupe, usaremos ela apenas para fins de adicionar saldo na Statemine COM Ledger, essa carteira pode ser descartada depois.

Faça todas as etapas para criação dela e transfira saldo de $KSM.

7. Agora que possui saldo em $KSM numa conta Kusama SEM Ledger, pode fazer a operação de teleport

Selecione a carteira Kusama SEM Ledger como “send from account” e coloque a carteira Kusama COM Ledger, que agora também é uma carteira Statemine COM Ledger em “Send to address”, deixa Statemine como “destination chain”, estamos teleportando $KSM da Kusama para a Statemine.

Autorize a transação e pronto, agora você tem $KSM na sua carteira Statemine COM Ledger!

8. Retorne até o painel da parachain Statemine, faremos uma transferência de um token dentro da Statemine com a Ledger

Va até a aba de “Assets” e depois “Balance”

Procure por RMRK.app, só vai mostrar saldo se você tiver, nesse caso tenho na conta Ledger 0.1 $RMRK

Iremos transferir este saldo de 0.1 $RMRK, ative o app Statemine na sua Ledger:

Clique em “send”:

Se quiser enviar o saldo 100% do saldo, basta desmarcar a opção de “keep-alive checks”, é o que faremos:

Clique em “Sign and Submit” e a Ledger pedirá autorização para a operação:

Aprove a transação e estará finalizada a operação!

9. Para conferir todas suas operações nas parachains Statemine e Statemint, use o explorador de blocos dedicado para elas o Statescan.

Ao colocar o endereço da minha Ledger, consigo visualizar as operações

https://statescan.io/

Veja que a transação foi um sucesso!

Chegamos ao fim do tutorial, para mais dúvidas, procure o canal Polkadot em Português no Telegram:

--

--