FAQ — Leilões de Parachains e Crowdloans na Polkadot & Kusama

LUI5
PolkadotBrasil
Published in
5 min readMar 5, 2021

Polkadot e Kusama são uma nova perspectiva para redes multi-chain. A Polkadot é uma plataforma de 3 camadas, diferente de redes legadas como Ethereum sendo apenas uma rede isolada com apps.

Nesse novo modelo, outras redes (parachains) tem a possibilidade de se conectarem ao metaprotocolo, para isso precisam conquistar uma vaga através de um leilão, acompanhe a seguir as perguntas mais frequentes em relação ao leilão e uma nova forma de arrecadação de fundos, as crowdloans.

FAQ — Leilões de Parachains e Crowdloans

Como funcionam as vagas?

Pense em vagas de parachains como vagas de um estacionamento próxima a um estádio de copa do mundo, há muito demanda e agregam valor aos donos dos carros.

Qual a vantagem de se ter uma vaga?

Conseguir uma vaga de parachain é o único meio de se tornar uma parachain na Polkadot/Kusama com os benefícios de segurança “plug-and-play” (conecte e use), intercomunicação com outras redes, governança, upgrades sem forks, escalabilidade, taxas baixas e principalmente a segurança compartilhada.

Como é possível obter uma vaga de parachain?

Para conseguir uma vaga qualquer equipe ou indivíduo pode participar e conquistar uma vaga no leilão OU adquirir uma vaga no mercado secundário de alguém ou um grupo que tenha interesse de revende-la/aluga-la.

Quando ocorrerão os leilões?

Ocorrem em lotes com 5 leilões correspondendo a 5 vagas, durando uma semana cada, a final do lote, existe uma pausa de em torno de 2 semanas ou 2 mês até o próximo lote de vagas.

Como será o leilão?

O dia será anunciado, equipes e pessoas irão se preparar, não saberemos quem fará parte do leilão até que chegue o momento.

Participantes podem realizar lances no leilão de duas formas: usando DOT (para leilões na Polkadot) e KSM (para leilões na Kusama) que conseguiram num crowdloan ou usar uma conta própria se tiverem fundos o suficiente.

Na Polkadot/Kusama ocorre de forma similar aos leilões de vela na venda de navios do século XVI, onde acendiam uma vela e ao apagar, o ultimo lance daquele momento ganha. Terá uma hora previamente discutida para abertura e fechamento , as equipes darão lances com base no seu valor arrecadado e no tempo que pretende deter a vaga, dependendo da necessidade de cada projeto. Mesmo durante o leilão os projetos poderão receber DOT/KSM e ter mais chances de conquistar a vaga.

Quanto tempo dura o leilão?

Uma semana, sendo 2 dias de abertura, e 5 dias de fechamento, onde as equipes podem começar a dar lances e a foto(snapshot) da rede acontecerá aleatoriamente apontando quem tinha mais KSM/DOT naquele determinado momento.

O que acontecerá após o leilão?

A equipe ou pessoa que ganhar o leilão rapidamente lançara sua parachain, enquanto os que não ganharam podem participar nos leilões conseguintes, é esperado que com o passar do tempo os leilões sejam cada vez mais frequentes escalando para mais de 100 parachains para Polkadot e mais de 100 para Kusama.

O que são Crowdloans?

É uma forma mais segura de financiamento coletivo para equipes arrecadarem DOT e/ou KSM e terem mais chances de garantir as vagas nas parachains.

Como funciona?

Qualquer pessoa poderá participar de forma a contribuir com uma valor, digamos 100 DOT, então se o projeto que ajudou ganhar, essa quantia é travada/vinculada até o fim do período escolhido, sendo que quanto mais tempo, maior é a recompensa, e o tempo máximo é o que a equipe/projeto escolheu para ter a vaga, como recompensa, receberá uma quantia em forma de token do projeto na carteira.

A recompensa é distribuída se a equipe vencer, mas após receber os tokens dos projetos é provável que uma porcentagem fique disponível para uso, exemplo 30%, enquanto outra seja liberada com o tempo, exemplo 70%, o chamado “vesting”, para evitar vendas massivas.

Quanto tempo minhas DOT e KSM ficam presas?

No máximo 1 ano na Kusama e 2 anos na Polkadot, conforme o projeto especificar em seu site.

Qual o mínimo?

0.1 KSM na Kusama e 5 DOT na Polkadot, porém algumas plataformas darão outras formas de participar com menos.

Onde ficarão armazenadas minhas DOT ou KSM durante o período de trava?

Serão travados na Relay Chain, fora do alcance das equipes ou qualquer outra pessoa envolvida.

O que acontecerá ao expirar a vaga da equipe?

Após o período de garantia da vaga requisitado pelo equipe, as DOT/KSM recolhidas serão devolvidas ao participantes e a equipe poderá realizar um novo Crowdloan ou decidir partir para outro modelo que não seja o de parachain, como as parathreads ou sustentar uma nova vaga com fundos próprios levantados durante o período de operação da parachain.

E se a equipe que apoiei não conseguir a vaga?

Os fundos levantados no crowdloan serão devolvidos aos participantes.

Como posso participar?

É possível participar pelo computador ou celular.

No computador usando a Polkadot.js, a carteira extensão de navegador da Polkadot e Kusama, conectado ao Painel Substrate, na sessão de crowdloans da rede que for participar (Polkadot ou Kusama), no botão de “contribuir”

Veja o vídeo tutorial https://www.youtube.com/watch?v=artc7ap7SuA

ou acessando diretamente o site (homepage) de cada projeto com sua carteira Polkadot.js instalada

Para participar pelo celular é possível com a Polkwallet, Fearless Wallet e Nova Wallet

Basta ir até a aba de crowdloan da carteira escolhida e escolher um projeto para contribuir

Há também a opção de participar de forma centralizada por corretoras de criptomoedas como Kraken e Binance, mas tenha em mente o risco de travar suas DOT/KSM em corretoras por longo períodos de tempo, além de que ficam com uma porcentagem das recompensas, em média 10% das recompensas.

--

--