Torneio Barcelona Turbo Cup sub-18 — dia 5

FPN
Polo Aquático
Published in
2 min readSep 12, 2016

“Ultimo dia da competição em Barcelona, mais um jogo interessante, no qual a seleção nacional de polo aquático do escalão de sub-18 defrontou CA Soller (Portugal — CA Soller, 12–6), equipa espanhola de bom nível técnico e boa organização de jogo.
Durante os dias da competição a evolução pretendida ao longo do torneio foi sendo conseguida, começando a refletir-se no desempenho, nomeadamente o posicionamento do corpo na água nas diferentes fases do jogo, arranques, deslizes e deslocamentos básicos, passe e recepcão e o gesto de bloco. Aspetos que não estavam adquiridos aquando da observação e da seleção dos jogadores e que foram sendo trabalhados com um resultado positivo até ao momento. Aspectos técnicos que pertencem aos fundamentos técnicos específicos básicos do polo aquático.
Com um jogo para definir a classificação, a parte tática assume um papel mais preponderante com todo o grupo a tentar perceber qual a sua função. O jogo proporcionou realizar um trabalho ao nível da tática base do polo. Fundamentalmente na ocupação das posições defensivas, tipos de defesa, tais como as diversas zonas e a pressão, ter a percepção de que tipo de ataque estamos a ser postos à prova. Nas transições defensivas perceber qual o momento de “ vir defender”, trocas defensivas, identificação e tentativa de anular o 1/2, 2/3 e o 3/4.
Na transição para o ataque transporte de bola de forma rápida e eficaz ocupação das seis posições no ataque e a procura do jogo com o pivot, identificação do tipo de defesa que nos foi proposto e tentativa de desmonta-lo, criar o 2/1, 3/2 e 4/3.
Na inferioridade numérica perceber qual o espaço a defender, identificar quais os adversários a defender e adequar a defesa em função de um ataque 3/3 e de um 4/2.
Na superioridade numérica ocupação das posições, movimentação com e sem bola, procurar a superioridade onde esta o 3/2.
Estes aspectos táticos básicos apresentam-se numa fase de consolidação, trabalho a ser desenvolvido nos próximos encontros do grupo.
Como balanço da participação da seleção nacional de sub-18 na Barcelona Turbo Cup podemos dizer que é bom pelos resultados alcançados e muito bom pela forma como durante estes dias todo o grupo de trabalho e toda a estrutura da FPN, funcionaram como equipa nacional de forma a que Portugal no polo aquático crescesse.” Fernando Leite, Seleccionador Nacional

Portugal — CA Soller, 12–6
Parciais: 5–1, 1–3, 4–2, 2–0

1- Duarte Grego
1- Miguel Ramalheira
1- André Luz
1- Luís Abreu
4 — Manuel Augusto
1- José Brandão
1- Miguel oliveira
1- Gonçalo Lousa
1 — Paulo Carneiro

--

--