Casa de palha resiste a furacões

Casa feita a partir de fibras de palha no Centro para Materiais de Construção Inovadores, da University of Bath, apresenta resistência a ventos de furacão.

Polyteck
Polyteck
2 min readOct 11, 2013

--

Pesquisadores do BRE — Centro para Materiais de Construção Inovadores, da University of Bath — estão desenvolvendo materiais de construção com baixa emissão de carbono em alternativa aos utilizados atualmente pela indústria da construção.

Eles estão pesquisando novas formas de utilizar madeira e outros materiais à base de vegetais, como o cânhamo, compósitos de fibras naturais e fardos de palha. Segundo os pesquisadores, a palha é o material de construção mais ecológico possível, pois, além de renovável, é um subproduto da agricultura. Ela pode ser produzida localmente e absorve dióxido de carbono à medida que cresce. Edifícios feitos a partir de palha podem ter uma pegada de carbono próxima de zero, ou mesmo negativa.

Além disso, devido às suas propriedades de isolamento térmico, casas construídas a partir deste material quase não precisam de aquecimento convencional, mantendo os custos de funcionamento baixos e minimizando o impacto ambiental. O professor Peter Walker, que está liderando a pesquisa, disse que o impacto ambiental da indústria da construção é enorme. Estima-se que, em todo o mundo, a fabricação de cimento contribui com até 10% de todas as emissões de dióxido de carbono industriais.

Por esse motivo, os pesquisadores estão olhando para uma variedade de novos materiais de construção, procurando usos inovadores para materiais tradicionais e, também, desenvolvendo cimentos e concretos com baixa emissão de carbono. Segundo eles, além de reduzir o impacto ambiental, muitos desses materiais oferecem outros benefícios, como maiores níveis de isolamento térmico e regulação dos níveis de umidade. Por isso, as propriedades isolantes, os níveis de umidade do ar, a firmeza e o isolamento acústico da casa estão sendo monitorados pelos pesquisadores.

Resistência a furacões

Testes recentes confirmaram que a casa é suficientemente forte para suportar ventos com força de um furacão. A força dos ventos foi simulada por macacos hidráulicos que empurraram horizontalmente as paredes com uma força total superior a quatro toneladas, o equivalente à força dinâmica de um furacão. Durante os testes, as paredes se moveram em apenas quatro milímetros com carga máxima, como previsto dentro dos requisitos do projeto.

Os pesquisadores irão usar esses dados para desenvolver um modelo da casa com três andares e simular como esse edifício irá suportar ventos de tal intensidade.

[gallery type=”slideshow” link=”file” ids=”916,917,915" orderby=”rand”]

Leia mais no site do projeto:
http://www.bath.ac.uk/features/balehaus/
http://www.modcell.com/

--

--

Polyteck
Polyteck

Vai Além da Sala de Aula. Tecnologia e ciência para universitários e professores.