Mars One: Uma missão rumo à Marte

Polyteck
Polyteck
Published in
5 min readMar 8, 2015

Mars One é uma organização sem fins lucrativos com planos para enviar os primeiros seres humanos ao planeta Marte e estabelecer uma colônia permanente em meados de 2025. O projeto de voo espacial privado é liderado pelo engenheiro e empreendedor holandês Bas Lansdorp.

O objetivo da Mars One tem como base o lançamento de uma sonda robótica com previsão para 2016 e em seguida o lançamento de uma tripulação humana composta de 4 pessoas em 2025. Os interessados em concorrer a uma das vagas para uma viagem somente de ida ao planeta vermelho, tiveram que pagar uma taxa de inscrição (que variava dependendo do seu país de origem) e participaram de uma votação de cunho público como forma de seleção para as seguintes fases.

Foram inscritos mais de 200.000 mil pessoas de todos os continentes. Após meses de votação, se chegou ao número de 100 finalistas.

O planejamento para o projeto começou em 2011, com discussões entre os dois fundadores, Bas Lansdorp e Arno Wielders. A viabilidade da ideia foi, então, pesquisada e aprofundada com especialistas e cientistas, no qual se foi discutido questões relacionadas a financiamento, questão psicológica e aspectos éticos.

A missão tem um orçamento estimado em 6 bilhões de dólares. Por ser um projeto sem fins lucrativos, o valor é adquirido através da venda de produtos da marca Mars One, através das inscrições feitas por pessoas interessadas, doações e o principal faturamento, será através de um reality show (uma espécie de “Big Brother”) com o intuito de arrecadar o restante do valor.

Roteiro da Missão:

001

Em 2011 Bas Lansdorp e Arno Wielders estabeleceram as bases do plano da missão Mars One. Reuniões de discussão foram realizadas com fornecedores potenciais de componentes aeroespaciais dos EUA, Canadá, Itália e Reino Unido. Questões financeiras, orçamentos e cronogramas foram fechados a partir de um feedback dos engenheiros e fornecedores que aderiram ao projeto.

roadmap2013

Em abril de 2013, em uma conferência de imprensa organizada em Nova York, foi lançada a inscrição online para todas as nacionalidades. O programa de seleção irá prosseguir com três rodadas ao longo de dois anos.

roadmap2015

Após passado a seleção online e as entrevistas, os finalistas passarão por diversos treinamentos. Esta formação se dará até o lançamento, em 2024. A capacidade do grupo para lidar com períodos prolongados de tempo em um local remoto será a parte mais importante de sua formação. Eles irão aprender a reparar componentes do seu habitat, procedimentos médicos e aprender a cultivar seu próprio alimento.

cats

Em 2018 será lançada a missão de demonstração, que fornecerá algumas das tecnologias que serão de extrema importância para uma missão com tripulantes humanos. A comunicação por satélite também será lançado, sendo colocado em órbita estacionária à Marte. Através dela, será possível transmitir imagens, vídeos e outros dados a partir da superfície marciana.

roadmap2018

Um Rover inteligente e um Trailer também serão lançados. O Rover poderá usar o Trailer para transportar os Landers (nome dado aos contêineres onde os astronautas irão residir).

roadmap2020

Em 2023 será lançado mais um foguete para Marte, levando duas unidades que reforçarão o espaço onde os astronautas irão ficar em Marte, além de dois sistemas de apoio à vida, com uma unidade de alimentação. Em 2023, todas as unidades estarão em Marte.

roadmap2021

Seis unidades de carga serão fixadas em Marte, tendo uma distância de até 10 km entre cada um. O Rover poderá se conectar em uma unidade de Suporte de Vida para recarregar suas baterias permitindo fazer maiores pesquisas.

A água será extraída a partir do solo de Marte por evaporação das partículas superficiais de gelo através de um forno. A água evaporada será condensada de volta para o seu estado líquido e armazenada. Parte da água será utilizada para a produção de Oxigênio via eletrólise.

Antes da primeira equipe começar sua jornada, o sistema de suporte de vida produzirá uma atmosfera respirável com pressão de 0,7 bar, 3.000 litros de água e 120 kg de oxigênio que ficarão armazenados.

roadmap2022

Em 2024, a primeira equipe de astronautas rumo à Marte, agora totalmente treinados, serão lançados em órbita da Terra. Depois de uma verificação final dos sistemas, os motores dos estágios propulsores serão disparados e a espaçonave lançada rumo a sua trajetória. A carga para o segundo grupo será lançado para Marte no mesmo mês do lançamento dos primeiros colonizadores com destino ao planeta vermelho Marte.

00000000

Em 2025, após 7 meses de viagem, os astronautas chegarão ao seu destino final. Cerca de 24 horas antes do desembarque, a tripulação se mudará para o módulo de aterrissagem e por fim aos contêineres instalados.

Após o desembarque, a equipe levará até 48 horas para se recuperar e experimentar novamente a gravidade que será gerada artificialmente , depois de passarem um longo tempo no espaço. Após o seu período de readaptação, os astronautas implantarão os painéis solares em torno dos lugares de onde ficarão. Estarão com estoque de comida, através dos contêineres enviados anteriormente e lá colonizarão o planeta vermelho. Basta torcer para que todas estas etapas deem certo e que ocorra tudo como previsto.

Se você procura maiores informações, assista abaixo o link de uma entrevista com Sandra Maria, a única brasileira selecionada entre os 100 finalistas rumo a esta viagem somente de ida.

Fonte: Mars One

--

--

Polyteck
Polyteck

Vai Além da Sala de Aula. Tecnologia e ciência para universitários e professores.