Ponderationes Teofilosóficas

    Uma Pequena Consideração sobre a Tradução de João 1.1

    Parece extremamente implausível traduzir João 1.1, acrescentando um artigo indefinido antes de “Deus”. No grego, de modo diferente do português, a ordem das palavras não importa tanto. As funções sintáticas das palavras são reconhecidas por suas desinências (as letras finais de uma palavra). Porém, em orações do tipo S é P, o verbo “ser” reclama um predicativo com a mesma função sintática do sujeito, ou seja, o verbo “ser” exige sujeito antes e depois dele (o mesmo acontece no latim). Por exemplo, no grego, “os” é uma desinência que pode indicar sujeito. Assim sendo, antes e depois do verbo “ser”, pode haver palavras com a mesma desinência, ou mesma função sintática. Ora, isto posto, como identificar qual palavra exerce a função de sujeito e qual exerce a função de predicativo? O grego tem um regrinha pra isso, que é acrescentar um artigo antes do sujeito e deixar o predicativo sem artigo.

    Ora, agora vejam essa construção: Theos en “o” logos. como podemos ver, tanto a palavra “Theos” (Deus) quanto a palavra “logos” possuem a mesma desinência; neste caso, ambas estão como “nominativo”, declinação que geralmente exerce a função sintática de sujeito, e “en” é o verbo ser no pretérito imperfeito. Como identificamos, então, o sujeito? Através do artigo “o” antes de “logos”! E o predicativo? O predicativo não precisa de nenhum artigo para que possa ser traduzido sem o artigo indefinido, pois, se tivesse artigo, não conseguiríamos distinguir o sujeito do predicativo.

    Soma-se a isso o fato de que, no grego, há o pronome “Tis”, que pode ser utilizado como adjetivo e significar “um”, “certo”. Ora, parece-me plausível afirmar que, se a intenção do autor fosse dizer que a palavra era “um” Deus, ele deveria utilizar tal pronome como adjetivo, porém esse não é o caso.

    Portanto, parece não haver motivo plausível para traduzirmos o final do versículo em questão como a Palavra era “um” Deus.

    Ponderationes Teofilosóficas

    Um blog sobre reflexões teológicas e filosóficas

    Paulo Vitor Siqueira

    Written by

    Ponderationes Teofilosóficas

    Um blog sobre reflexões teológicas e filosóficas

    Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
    Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
    Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade