A passagem de Jairzinho pelo sul-africano Kaizer Chiefs

Rubens Guilherme Santos
Ponta de Lança
Published in
3 min readMay 4, 2020

Jairzinho, campeão do mundo com a Seleção Brasileira em 1970, teve uma curta passagem pelo Kaizer Chiefs, da África do Sul, logo na primeira década de vida do clube.

O Kaizer Chiefs, chamado também de Amakhosi por sua torcida, é um time da cidade de Soweto. Foi fundado em 1970 pelo jogador Kaizer Motaung. O fundador combinou seu primeiro nome com o do clube em que passou na liga americana de futebol, o Atlanta Chiefs. Em 2020, o Kaizer Chiefs completa seu cinquentenário. É o rival do Orlando Pirates, clube também da cidade de Soweto. Ambos protagonizam o “Soweto Derby”, considerado o maior clássico de futebol da África do Sul.

A passagem do Furacão na África do Sul

Em 1975, o Jairzinho firmou um curto contrato para jogar pelo Amakhosi. Em entrevista ao portal de futebol sul-africano Soccer Laduma, ele conta como foi a experiência de atuar no Kaizer Chiefs. Abaixo, alguns trechos da entrevista.

“Fui convidado por Ewert Nene** (lenda do Kaizer Chiefs), a jogar duas partidas na África, pois ele sabia que eu fazia parte do time brasileira que venceu a Copa do Mundo de 1970. Entretanto, não lembro de detalhes de nenhum dos jogos.

Posso dizer que tenho memórias maravilhosas de meu tempo na África do Sul. A atmosfera no estádio foi fantástica. Quando entrei em campo, foi lindo olhar para todos os torcedores que vieram e estavam me aplaudindo.

Os torcedores do Chiefs e o clube foram muito hospitaleiros comigo. Tive uma grande recepção! Havia uma grande multidão no aeroporto na minha chegada e fui tratado como um rei!”, lembra Jairzinho ao Soccer Laduma.

Jairzinho cercado por jogadores do Kaizer Chiefs. Foto: Reprodução Soccer Laduma

Segundo dados de alguns sites especializados em informações e estatísticas de atletas, Jairzinho atuou em três jogos pelo Kaizer Chiefs e marcou sete gols. Uma das estrelas do tricampeonato mundial do Brasil em 1970, o camisa 7 é ídolo de Botafogo, Cruzeiro e é um dos maiores atletas da história do futebol.

*Ewert Nene é um dos personagens mais icônicos da história do Kaizer Chiefs. Co-fundador do clube, também ocupou as posições de jogador e dirigente nos primeiros anos de existência. Era conhecido como “The Lip” (“O Lábio”) por divulgar e promover com megafones as partidas do Chiefs por Soweto e arredores. Nene foi assassinado em 1976, numa confusão quando fechava a negociação com o famoso treinador Nelson Dladla, para comandar o Kaizer Chiefs.

Ouça nosso último episódio do podcast Mama Africa FC:

--

--