Novos Estádios Em África!

Marcus Carvalho
Ponta de Lança
Published in
4 min readApr 20, 2020

Confira o andamento das obras em alguns estádios do continente mãe

O continente Africano continua buscando avanços no futebol. Não só tática e tecnicamente, mas também em questões de estrutura.

Novos estádios estão em construção em todo o continente. Uns mais modernos e suntuosos, outros mais simples e acanhados, mas todos oferecendo mais conforto para os torcedores e melhores condições para que os clubes se desenvolvam.

Paul Biya Stadium

O primeiro da nossa lista é o Paul Biya Stadium, em Yaoindé, Camarões. Ele é parte do complexo de Olembe que conta também com um ginásio, uma piscina olímpica, 2 Campos de treinamento, um hotel 5 estrelas, um shopping um museu e um cinema.

O nome do estádio com capacidade para 60.000 lugares homenageia o presidente do país, Paul Biya, que está no cargo desde 1982. Este será o estádio da abertura e do encerramento do CAN em Camarões, adiado devido a pandemia da #COVID19

Foto: Twitter @africansoccerup

Abdelkader Khalef, Tizi-ouzou

No norte africano, ergue-se o gigante estádio Abdelkader Khalef, em Tizi-ouzou, na Argélia. Ele substituirá o Estádio 1º de Novembro (data da fundação da frente de libertação nacional da Argélia) e abrigará JS Kabylie. Com capacidade para 52.000 pessoas, está na fase de instalação do sistema de drenagem.

O estádio que ali vivia tinha capacidade para cerca de 20 mil pessoas. O aumento em mais 30 mil lugares de capacidade pode dar aos anfitriões a possibilidade de transformar o estádio em um verdadeiro alçapão, ou seja: ganho técnico.

Foto: Twitter @africansoccerup

Siaya Stadium

O Siaya Stadium um simpático estádio para 20.000 pessoas que está em construção em Siaya, um distrito de Nyanza, no Quênia.

Segundo o jornalista Bonface Osano, a conclusão era esperada para junho de 2020. Resta saber se a pandemia da #COVID19 não mudará esses planos.

Stade de Yamoussoukro

As arquibancadas do Stade de Yamoussoukro, na Costa do Marfim, vão sendo erguidas. O estádio terá capacidade para 20.000 pessoas e será sede de algumas partidas do CAN de 2023.

Foto: Twitter @africansoccerup

Estádio de Futebol França Ndalu

O novo estádio do atual tetracampeão angolano deve ter atrasos na sua entrega. O Estádio de Futebol França Ndalu terá capacidade para 20.000 pessoas, será a nova casa dos militares, que atualmente dividem o Estádio 11 de novembro com o rival Petro de Luanda.

O nome é uma homenagem ao ex-jogador de futebol, militar, diplomata e político angolano Antônio dos Santos França, personagem de extrema importância na história de Angola.

Ele chegou a jogar pelo Sporting de Portugal, e estudou por lá, mas deixou o país por conta da grande perseguição aos militantes anticoloniais.

Depois que voltou ao território angolano, se engajou fortemente no processo de independência do país, que aconteceu em 1975. Ele se tornou também uma das figuras mais poderosas do MPLA (Movimento Pela Libertação de Angola), que foi o “lado vencedor” da guerra civil que durou longos anos.

Foto: Twitter @africansoccerup

Construindo o futuro

Com diferentes histórias, tamanhos, homenagens e objetivos, novos estádios vão surgindo no continente africano.

Que sejam um sopro de modernidade e avanço para o futebol africano.

#PaixãoPorOusar

--

--

Marcus Carvalho
Ponta de Lança

Contador de histórias, principalmente daquelas que quase ninguém quer ler.