O Galo que canta em Moçambique

Rubens Guilherme Santos
Ponta de Lança
Published in
2 min readMay 7, 2020

Inspirado no Atlético-MG, o Clube Atlético Mineiro de Tete, Moçambique, foi fundado em 2013, ano marcado pela conquista da Libertadores pelo time brasileiro e pela consequente participação no Mundial de Clubes.

O Atlético de Tete surgiu dentro do Orfanato Aldeia de Crianças (SOS), no distrito de Moatize, província de Tete, como um projeto social com o objetivo de ajudar jovens desfavorecidos através do futebol.

Atlético Mineiro de Tete demonstra o carinho pelo Galo. Foto: Divulgação/CAMT.

Origem do nome

A ideia inicial era buscar inspiração no nome de clubes consagrados, como os ingleses Tottenham e Manchester United. Porém, a influência veio do talento de um dos maiores jogadores da história. Foi o gol de falta de Ronaldinho Gaúcho, na semifinal do Mundial de Clubes contra o Raja Casablanca, que determinou o nome do time de Moçambique.

Na ocasião, o Galo brasileiro foi derrotado por 3 a 1 pelos marroquinos e acabou sendo eliminado da competição. Mas a admiração por R10 e sua cobrança de falta convertida em gol, naquela semifinal, foram decisivos para a criação do Clube Atlético Mineiro de Tete.

O gol que deu origem ao nome do Clube Atlético Mineiro de Tete

O apoio dos Embaixadores do Galo

Desde 2014, o clube moçambicano tem o apoio dos “Embaixadores do Galo”, grupo de torcedores brasileiros que se esforça para divulgar o nome do clube em várias partes do planeta.

Agradecimento do Galo moçambicano pelo apoio dos Embaixadores do Galo: Foto Reprodução/CAMT.

Os Embaixadores encontraram os moçambicanos pelas redes sociais e, após entrarem em contato, enviaram uniformes para o Galo de Tete. Devido ao desgaste dos uniformes, em 2016 os brasileiros providenciaram outro conjunto de camisas e enviaram para Moçambique.

O desejo de chegar à profissionalização

O clube da terra da “Pérola do Índico”, nos últimos anos, disputa o Campeonato Recreativo de Moatize, torneio que reúne os clubes de seu distrito. O maior objetivo do Galo de Tete é profissionalizar o futebol do clube e disputar o campeonato provincial de seniores (categoria principal), onde encontra-se o UD Songo, bicampeão do maior campeonato nacional moçambicano, o Moçambola (2017 e 2018).

A limitação financeira do clube tem sido o principal adversário para disputar o torneio que reúne clubes de toda Tete. Mesmo assim, o lado financeiro não impediu que o clube fizesse história em 2018, ao participar da Taça de Moçambique, pela primeira vez.

Ouça os últimos episódios dos podcasts do Ponta de Lança:

--

--