Ponta de Lança
Ponta de Lança
Published in
2 min readApr 8, 2020

--

Os dançarinos do caixão: conheça a história dos coveiros ganeses que viraram meme na Internet

Foto: Divulgação

TEXTO: Matheus Soares

Vocês já devem ter visto no Twitter o perfil “E Morreu”, certo? A página posta diariamente vídeos de situações perigosas, e depois de alguns segundos aparece um grupo de coveiros em seu famoso ritual. Afinal, quem são eles? É o que vamos explicar.

O vídeo original mostra coveiros em Gana fazendo uma dança típica durante o funeral. Tem se tornado cada vez mais tendência no país durante a cerimônia de despedida.

O chefe dos carregadores, Benjamin Aidoo, conta que decidiu adicionar coreografias a seus serviços e diz perguntar a seus clientes se querem que “seja solene ou quer um pouco mais de espetáculo?”

Uma cliente disse: “Decidi dar à minha mãe uma viagem dançante para o criador”.

O vídeo dos dançarinos do caixão apareceu pela primeira vez no YouTube em 2015, quando uma usuária viajou para Gana e assistiu a uma sessão fúnebre da sogra: “Testemunhei uma performance incrível! Eles homenagearam orgulhosamente com movimentos corporais de tirar o fôlego”.

FOTO: Divulgação

Os ganeses sempre deram muita importância pública aos enterros que, aos poucos, se transformam em acontecimentos de grande importância e de muito luxo.

O continente africano possui muitas tradições funerárias. Entre elas, os enterros festivos, celebrando a vida, e não a morte. Particularmente notórios na África Ocidental, entre populações cristãs e politeístas de Gana e Nigéria — muçulmanos fazem funerais discretos.

A despedida vem na forma de grande evento social. Um funeral nesses países, envolvendo música, dança, banquetes e muitas bebidas, pode ser mais caro que um casamento, com ricos exibindo sua opulência e pobres acabando com suas economias.

É marcado para o sábado, de forma que os convidados possam chegar e as preparações serem feitas. Durante a semana, o corpo espera no necrotério.

--

--