Quem foi Lucas Radebe, ‘pupilo’ de Nelson Mandela e ídolo na Inglaterra

Ponta de Lança
Ponta de Lança
Published in
3 min readApr 4, 2020

O sul-africano marcou época na Inglaterra e foi importante na Seleção da África do Sul

TEXTO: Luis Fernando Filho

“The Chief” Lucas Radebe é um dos atletas africanos mais importantes na história da Premier League. Cria de Soweto, famosa cidade localizada na África do Sul, o zagueiro é ídolo do tradicional Leeds United. O defensor é figura importante no renascimento dos Bafana Bafana.

O menino de Joanesburgo que viveu o auge do Apartheid, contudo, firmou uma relação histórica com os Bafana Bafana, mas também no Leeds. Antes de rumar à Europa, Lucas Radebe teve a formação principal no Kaiser Chiefs, um dos grandes clubes do país.

Foram quatro temporadas, onde Radebe iniciou carreira como meio-campista, mas foi recuando até virar defensor. Além disso, foi consagrado bicampeão na África do Sul. O sucesso foi tanto que os olheiros dos clubes europeus começaram a observá-lo. Ele despontou num momento importante do país socialmente.

Foto: Divulgação

Em 18 de jullho, no 74º aniversário de Nelson Mandela, foi promovido o amistoso internacional entre Kaiser Chiefs e Crystal Palace - o famoso jogo que festejava o fim do Apartheid e as sanções econômicas da FIFA sobre África do Sul. Com 23 anos, Radebe liderou o clube sul-africano e chamou atenção pela técnica e porte físico.

Foto: Divulgação

Em 1994, o Leeds United tentava ampliar o scout e buscava jogadores africanos para desenvolver na Europa. Não à toa, o olheiro Geoff Sleight garantiu a compra de Lucas Radebe pelo quantia irrisória de 250 libras. Com ele, também o atacante histórico do país, Phil Masinga.

Foto: Pinterest

A primeira temporada de Radebe foi repleta de lesões. Nada parecia dar certo até o sucesso dos Bafana Bafana na Copa Africana de Nações de 1996. Era o 1º megaevento relacionado ao futebol no país, pós-Apartheid - comandado pela figura de Nelson Mandela e o “novo mundo” próspero.

O zagueiro esteve na Geração de Ouro da África do Sul que conquistou a Copa Africana de Nações, no estádio Soccer City, com mais de 100 mil torcedores. Anos depois, em 2002, Madiba esteve presente em Leeds, quando o então presidente sul-africano afirmou: “(Lucas Radebe) é meu herói”.

Foto: Divulgação

No Leeds, o defensor teve o auge em 97/98, quando foi eleito o melhor jogador do clube na temporada. Já em 2000/01, “The Chief” esteve presente na campanha semifinalista dos ingleses na Champions League, perdendo apenas para o Valência, mas vencendo Milan e Lazio no caminho.

Lucas Radebe se despediu do time inglês na temporada 2004/05, quando também pendurou as chuteiras diante do Rotherham. Cerca de 40 mil torcedores do Leeds estiveram presentes na sua despedida. Foram 255 jogos com a camisa do clube, que jamais esquecerá do ‘The Chief’.

--

--