Ramiro e seu primeiro bolo de aniversário

Marcus Carvalho
Ponta de Lança
Published in
3 min readMay 8, 2020

Aos 19 anos, o lateral angolano vive um sonho de jogar futebol e mudar de realidade

O Palmeiras conta com um jogador angolano em suas categorias de base. Trata-se de Ramiro João Paulo, lateral de 19 anos que integra o sub-20 alviverde.

Ramiro foi formado na Academia de Futebol de Angola e cedido ao clube Paulista.

Foto: Academia de Futebol de Angola

A “AFA” ultimamente contribui enormemente para o descobrimento e a formação de novos talentos no futebol angolano.

Na seleção Sub-17 que esteve no Brasil em 2019 para o mundial da categoria, 6 jogadores formados na academia estavam presentes.

Algumas das maiores promessas de Angola para o futuro foram ou estão sendo formados na Academia e começam a ter oportunidades em outros mercados.

Ramiro é um desses casos. O lateral está cedido ao clube Paulista que tem a opção de compra de 50% dos direitos do jogador.

Esse tipo de movimento no mercado pode ser interessante inclusive para tantos outros clubes brasileiros. A produção de jóias no futebol angolano nunca foi tão farta! Será que os clubes brasileiros estão dispostos a deixar uma visão um tanto quanto colonialista de lado, e ver que existem talentos no continente africano que podem vir para cá, competir, gerar retorno técnico e financeiro como já fazem na Europa?

Conheça a AFA,um pouco da história de outros jovens angolanos e mais da história do futebol de Angola, neste eisódio do Mama África FC:

Um bolo para Ramiro

A realidade em Angola não é fácil. Muitos jovens como Ramiro são privados de coisas que pra nós parecem ser simples.

O repórter Tossiro Neto contou em matéria no Globoesporte.com, sobre o aniversário do lateral do Palmeiras.

Ramiro passa sua quarentena em São Paulo, bancado pelo clube, assim como outros jogadores da base palestrina.

Para falar com a família e matar a saudade, a Internet é um recurso valioso, que ajuda a superar não só a saudade mas também as 4h de fuso.

No dia do seu aniversário, 20 dia abril, o que tinha tudo para ser um dia intediante se tornou especial: Ramiro recebeu o seu 1º bolo de aniversário em 19 anos de vida.

Já parou ara pensar que algo que muito de nós fazemos questão, uma vez por ano, em todos os anos da nossa vida, um menino de 19 anos nunca teve?

A psicóloga Gisele Silva, colocada pelo Palmeiras à disposição dos atletas, levou algumas compras e um bolo para Ramiro.

Além disso, o atleta também teve uma festa virtual com participação da comissão técnica, funcionários e colegas de time.

Foto: Globoesporte.com

Ramiro não teve tanta oportunidade de viver seu sonho de jogar futebol, pois chegou há pouco tempo e logo todo futebol foi paralisado.

De toda forma, quando tudo voltar, ele terá mais força para mostrar seu talento e se firmar como mais uma das grandes promessas angolanas.

Ouça o primeiro episódio do podcast Mama África FC — Continente:

--

--

Marcus Carvalho
Ponta de Lança

Contador de histórias, principalmente daquelas que quase ninguém quer ler.