Os lados A e B dos 20 anos de Hikaru Utada

Toda a genialidade da maior musicista do pop japonês em 40 músicas e dois quebradinhos

Vinicius Mendes
p o p k l o r e
2 min readDec 15, 2018

--

Hikaru Utada completou 20 anos de carreira com três dos dez álbuns mais vendidos do Japão. (Foto: Divulgação)

Criadora de três dos dez álbuns mais vendidos da história daquele mercado, incluindo First Love, o mais vendido da história do Japão, Hikaru Utada vem se revelando um gênio do pop desde sua estréia, aos 16 anos. Na terra que criou o conceito de idols, e onde se espera que artistas mulheres tenham uma postura mais passiva frente aos homens que mandam no negócio da música, prosperou sendo basicamente uma anti-diva.

Sem a capacidade para segurar mega-produções no palco ou pretensões de se tornar um ícone fashion como as contemporâneas Namie Amuro, Ayumi Hamasaki e Koda Kumi, ela brilhou nos estúdios ao compor, produzir e gravar um dos catálogos de hits mais impressionantes da história do j-pop, nos permitindo ir tão longe quanto afirmar que em 20 anos não existe sequer um single obscuro em toda sua discografia japonesa.

E se você espera músicas açucaradas, inofensivas e trabalhadas na estética do kawaii, não poderia estar mais longe da realidade. Temos aqui uma sofisticada mistura de pop, rock, hip-hop, dance, eletrônica e toda sorte de música experimental, em letras que narram dos pequenos prazeres cotidianos à despedida da vida à beira da morte. Não por acaso, é uma compositora e produtora globalmente respeitada.

Em comemoração aos 20 anos de carreira completados em dezembro selecionamos 20 dos seus hits que mais gostamos (e não, não tem First Love. Nem Colors), assim como 20 de suas melhores músicas menos conhecidas.

Feliz aniversário, Hikki. E obrigado por ter nos ensinado que é possível aliar o pop a possibilidades quase infinitas.

--

--