De Joinville a Torres . . . Considerações finais.

Então…

Pensei em falar sobre os números da viagem, estatísticas dos percursos, custos, informações sobre as locais, dicas…essas coisas. Mas não saberia como fazer, e já esta tudo registrado no Strava, nos textos e principalmente nas fotos. Então preferi simplificar e concluir com algumas impressões dessa experiência. :)

Penha-SC
Navegantes-SC

Antes de viajar procurei me inspirar em de alguns relatos de ciclo viajantes, buscando informações e dicas principalmente na questão técnica. Oque levar ou não, alimentação, manutenção, segurança…

Itajaí-SC
Balneário Camboriú-SC

O que levar em uma viagem de bike depende muito de cada pessoa, das necessidades, do roteiro do tempo de viagem, mas a maioria dos itens são comuns a quase todos cicloviajantes. Ver os relatos de quem já fez uma viagem pode ser muito valioso, principalmente na preparação para lidar com imprevistos, que no meu caso aconteceram com frequência.

Porto Belo-SC
Governador Celso Ramos-SC

Governado Celso Ramos — SC[/caption]

Inicialmente pensava em fazer uma viagem bem mais longa no período dos 30 dias de férias que estava prestes a tirar. Usaria alguns dias para preparação e o restante pedalando. Mas as coisas mudaram inesperadamente e minhas férias foram antecipadas por um período permanente, e então todo dia passou a ser sábado. #grandesmerda

Biguaçu-SC
Florianópolis-SC

Mesmo assim refiz meus planos e resolvi fazer uma viagem mais curta. Como estava começando nesse mundo minha prudência falou mais alto que o espirito aventureiro, então era melhor ir com cautela. Mas nada me impedia que ao longo do caminho eu mudasse de ideia e estendesse o roteiro.

Garopaba-SC
Imbituba-SC

Primeiro fiz uma pequena viagem mais confortável, percorrendo 330km em 5 dias, me hospedando em camping e hostel, só para sentir o peso do alforje. E pouco mais de um mês depois, iniciei essa viagem com roteiros mais incertos, tentando reduzir o custo com hospedagem e alimentação, utilizando os recursos disponíveis, Warmshowers, preparando as refeições, contando com atitudes colaborativas.

Laguna-SC
Passo de Torres — SC
Torres — RS

Pelo menos gostaria que fosse assim, mas os acontecimentos dos primeiros dias me fizeram rever meus planos de uma viagem de baixíssimo custo. Por outro lado, decidi estender o roteiro de 700km em 8 dias para 1300km em 17 dias. E com o aumento da distância, mais imprevistos aconteceram.

Bom Jardim da Serra — SC

Os probleminhas com a bike, como os pneus estourados, cabo de freio arrebentando, pastilhas de freios gastas precocemente devido ao excesso de chuva, movimento central moído inesperadamente, pedais travados devido ao fim de sua vida útil, aros se desfazendo pela baixa qualidade, raios quebrados e um mergulho da bike no mar, foram insignificantes diante da experiência de vida, da possibilidades de conhecer lugares, pessoas e histórias que viajar por ai de bike pode proporcionar.

Petrolândia — SC
Blumenau — SC

E o sentimento de completar uma viagem é uma experiência tão única e pessoal que apesar de perceptível na maioria dos relatos, só vivendo mesmo para saber. Cada dia que passava, cada lugar que eu conhecia, cada estrada que eu percorria, em algum momento vinha a minha mente um mesmo pensamento.

Farol de Santa Marta — Laguna — SC
Parque da Guarita — Torres — RS
Cânion da Ronda — Bom Jardim da Serra — SC

“_Putaquepariu. Eu cheguei até aqui pedalando.” :P

Curta Por ai de bike no Facebook