Livus — Como tudo começou

Alexandre Alvares (Ale)
Por dentro da Livus
6 min readMay 27, 2021

Essa semana a marca da Livus foi lançada para o mundo e hoje vim aqui escrever pra contar com mais detalhes sobre porque eu, Gui Rovai, Gui Lorensini e nosso CTO (que poderemos revelar muito em breve) decidimos embarcar nessa nova aventura.

Tudo começa com as pessoas

Acredito que em qualquer momento, no trabalho ou no lazer, de uma forma ou de outra, são as pessoas que fazem a diferença. Seja por meio de criatividade, inspiração, crítica, suporte, determinação, diversão, empatia, ou diversos outros fatores, ter pessoas ao nosso lado torna a vida sempre muito melhor. Quando se pensa em empreender, então, esse fator se torna exponencialmente mais importante.

Ao longo dos últimos 5 anos tive a chance de passar por uma experiência incrível, ajudando a construir e crescer a Neon pra mais de 10M de usuários, desde o comecinho. Claro que os desafios do negócio ensinaram muito, mas, sem sombra dúvida, as interações e trocas com as centenas de pessoas que passaram por lá foram o grande marco da jornada. Dos cafezinhos na copa pela manhã fazendo o dia começar mais descontraído, até o lançamento mega profundo de uma campanha que saiu na globo, foi realmente um aprendizado gigante e inimaginável.

Olhando pra trás, quando penso nos fatores que mais me aproximaram das pessoas na Neon, tem dois que se destacam: 1) ser apaixonado pelo que faz; e 2) adorar criar produtos e fazer parte de projetos que encantem e mudem a vida das pessoas. Em especial, três pessoas de lá eram inspirações pra mim em ambos os pontos. Pessoas brilhantes que, com certeza, marcaram minha vida e a mudaram pra melhor diversas vezes.

Vivemos momentos inesquecíveis na Neon, mas com o passar do tempo, começou e ficar evidente que estava faltando algo, que estava na hora de dar um próximo passo rumo a um novo grande sonho. Construir algo novo e continuar impactando, mas de maneira diferente, a vida de milhões de pessoas.

Felizmente essa sensação, essa faísca, também estava presente nessas três pessoas. Então, mesmo sendo sócios de uma das maiores fintechs do Brasil exercendo posições executivas com muito destaque, vimos que era a hora de criar juntos o nosso novo negócio, mesmo sem ainda saber o que seria.

Hoje, tenho a grande sorte de poder dizer que comecei a nova etapa da minha vida junto com os Guis (Guilherme Lorensini e Guilherme Rovai) e com o nosso CTO (que como disse lá em cima, poderemos revelar muito em breve). Não poderia estar mais empolgado com os próximos anos que viveremos juntos.

Os princípios que nos guiam

Um dos maiores aprendizados que tivemos ao longo de nossa trajetória é o grande impacto que pode ser gerado quando se tem valores e princípios alinhados com todo o time. Os laços se fortalecem, as interações são mais fluídas, o senso de pertencimento é muito mais intenso.

Recentemente escutei o livro sobre a história da Zappos (Delivering Hapiness — muito bom por sinal) e fiquei imensamente inspirado pela forma como construíram a cultura por lá. Mais do que valorizar e fomentar esse pilar todos os dias, o que mais curti foi o fato de aceitarem que a cultura é criada a partir da interação de todos com a marca e com a empresa. Sim, vale a pena registrar e descrever os princípios e comportamentos que são valorizados pela empresa, mas eles vão evoluindo e se desenvolvendo conforme a empresa avança em sua jornada.

Como tivemos a sorte de trabalhar juntos durante um bom tempo e nos conhecermos melhor como pessoas, escrevemos e detalhamos nosso ponto de partida ainda antes de definirmos o negócio que iríamos explorar.

O que vou detalhar aqui embaixo são os princípios e valores que representam a forma como enxergamos a Livus e que acreditamos ser uma boa fundação para construção da nossa cultura.

VIVA A NOSSA MISSÃO

A gente comemora uma vitória toda vez que alguém consegue viver fazendo o que ama.

Somos um time determinado, que busca constantemente ajudar criadores a superarem seus desafios. Seja criativo e use seus talentos e paixões pra fazer com que nosso produto e nossa comunidade sejam o melhor lugar de todos para os criadores.

COMEMORE CADA PASSO

Acreditamos que sucesso não é apenas sobre o resultado, mas também sobre a jornada.

Recebemos o que é desconhecido de braços abertos, estimulamos a curiosidade e encorajamos todos com quem trabalhamos. Dê o primeiro passo, explore novas possibilidades, cometa erros, aprenda, busque evoluir e nunca se esqueça de encontrar momentos pra dar uma boa risada.

ENCANTE ALGUÉM TODOS OS DIAS

Buscamos constantemente formas de surpreender as pessoas, fazer com que se sintam especiais.

Seja pra um grande lançamento de produto ou pra dar um feedback pra um colega, somos apaixonados por entregar a mais alta qualidade, sempre levando em conta o lado humano. Exija uma barra sempre elevada e seja o exemplo, busque por oportunidades de encantar as pessoas mesmo nos menores detalhes.

SEJA DONO

Acreditamos em ownership, mas somente se vier junto de apoio e encorajamento para a autonomia.

Atuamos de maneira responsável, e sempre tomamos conta da nossa empresa. Busque sempre entregar sua melhor performance e nunca se esqueça dos nossos clientes. Na linha de chegada estaremos juntos colhendo os resultados.

SONHE GRANDE E JUNTO

Somos um time diverso, ambicioso e inventivo, determinado a fazer nossos sonhos virarem realidade.

Nos esforçamos e incentivamos nossos colegas a fazer sempre mais, sempre sendo respeitosos, inclusivos e honestos com todos. Seja ousado, seja o louco ou louca que acredita que pode mudar o mundo e trabalhe junto com o time pra fazer isso acontecer.

Mais que encontrar uma oportunidade de negócio e um mercado relevante, buscar um propósito que faça sentido

Quando tomamos a decisão de empreender juntos, além da vontade de criar uma cultura forte desde o início, definimos algumas diretrizes para poder escolher o que iríamos fazer de fato. Os dois principais direcionadores eram:

  1. Escolher um mercado que tivesse um potencial adequado ao tamanho do nosso sonho (ou seja, tinha que ser bem grande mesmo)
  2. Garantir que girasse em torno de um tema pelo qual realmente estivéssemos interessados

Nossa primeira via de estudo acabou caindo no mercado de educação. Durante alguns meses falamos com dezenas de empreendedores, investidores e profissionais do mercado pra entender mais a fundo suas diferentes facetas e as dores dentro de cada uma delas.

Acontece que ao longo desses papos, acabamos esbarrando em um fato que mudou tudo. O lugar que tinha mais pessoas compartilhando conhecimento, ensinando algo, era o YouTube. A troca de experiências entre milhões de pessoas acontecia diariamente por lá. E não só por lá, mas em todas as redes sociais.

Os “Criadores” (a galera que cria e compartilha conteúdo nas redes) além de compartilharem seus talentos com o mundo, na grande maioria dos casos, falam sempre de temas pelos quais são apaixonados. O grande problema aqui era que, por mais que as redes sociais permitissem que essas pessoas fossem vistas, construir um negócio digital, viver disso se tornava cada vez mais difícil.

O modelo de publicidade que sustentou e ainda sustenta em grande parte a creator economy, favorece exclusivamente quem tem audiências muito grandes. Então se você tem poucos seguidores/inscritos acompanhando seus conteúdos, mesmo que a qualidade do que compartilha seja muito alta, ganhar a vida por meio de parcerias com marcas, ou com a receita que vem direta das redes, será extremamente difícil.

Depois de falarmos com mais de 70 criadores tudo se conectou! Estava claro que existiam milhões de criadores fazendo de tudo pra ganhar a vida e criar um negócio compartilhando o que amam com o mundo, mas a estrutura atual não entregava o que precisavam.

A partir daí não conseguíamos pensar em outro caminho. Nosso propósito estava se desenhando.

  • O Brasil tem mais de 100 milhões de pessoas nas redes sociais
  • Existem cada vez mais pessoas pagando pra ter acesso a conteúdo de qualidade e os criadores são sua principal fonte atualmente
  • Temos milhões de pessoas tentando ganhar vida construindo, ensinando e compartilhando o que amam com o mundo, mas que hoje estão limitados em relação a ferramentas pra ajudá-los

E é por isso que a Livus existe:

“Acreditamos em um mundo em que todos podem viver fazendo o que amam”

E vamos usar tecnologia e inovação pra empoderar as pessoas e ajudá-las a criar negócios digitais ao redor de suas paixões.

O que vem pela frente

Com um propósito claro, começamos a colocar o pé no acelerador. Nosso founding team está crescendo (hoje já somos 6) e temos vagas abertas. Lançamos nossa marca lindona para o mundo essa semana, e em breve teremos novidades sobre nosso produto. Está só começando mas já tá incrível!

Se quiser saber mais sobre nossa jornada, falar sobre a passion economy ou só bater um papo mesmo, é só me mandar um email alexandre@livus.com.br

--

--