Chá ou infusão: Qual a diferença?

Vinícius Bednarczuk de Oliveira
Por Dentro das Plantas
3 min readJul 17, 2019

As bebidas a base de plantas são amplamente consumidas no Mundo todo. Dentre elas, encontramos o Café e o Chá. Muito provavelmente você já deve ter falado “hmmm tomei um Chá”, mas você sabe o que realmente é considerado um Chá?

Estes dias, li em um site especializado em Chás uma frase que me lembrou muito uma outra que utilizamos no âmbito farmacêutico: “Todo medicamento é um remédio, mas nem todo remédio é um medicamento”. A frase deste site dizia que “Todo Chá é uma infusão, mas nem toda infusão é um chá”. Considerando esta frase, esclareceremos alguns conceitos, de acordo com algumas teorias.

O Chá, segundo os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS), é a Infusão de folhas de Camellia sinensis (anteriormente chamada Thea sinensis) como uma bebida (o familiar chá asiático) que contém em sua composição as Catequinas (especialmente Epigalocatequina) e Cafeína.

Folhas da espécie Camellia sinensis
Folhas do Chá

Já a Infusão, segundo a Farmacopeia Brasileira de Fitoterápicos, é a preparação que consiste em verter água fervente sobre a planta e, em seguida, se aplicável, tampar ou abafar o recipiente por tempo determinado. Este método é indicado para drogas vegetais de consistência menos rígida tais como folhas, flores, inflorescências e frutos, ou que contenham substâncias ativas voláteis.

Infusor comum

Considerando o conceito de Chá e Infusão, será que poderíamos chamar todas as bebidas a base de plantas de Chá? Respondendo à esta pergunta… Tecnicamente NÃO, e, Popularmente SIM.

Popularmente não é errado falarmos Chá, assim como para os inúmeros produtos que utilizamos no cotidiano e que falamos o nome da marca ao invés de utilizar o nome do produto. É claro que para os especialistas na área deve “doer” um pouco o ouvido quando escutam que uma pessoa vai tomar um Chá de Erva Doce, mas no consenso popular, Chá é utilizado para todas as plantas.

Segundo a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Chá Medicinal é a preparação de droga vegetal com fins medicinais por meio de infusão, decocção ou maceração em água. A infusão, decocção e maceração são métodos de extração dos fitoconstituintes presentes nas Plantas (Alcaloides, Taninos, Terpenos, Flavonoides, Cumarinas, Antraquinonas, etc).

Para finalizar, não é errado falar Chá para qualquer Chá 😉, mas se você tem interesse em se aprofundar na área e entender os termos técnicos, utilize Chá para as bebidas a base da Camellia sinensis (Chá Branco, Chá Preto, Chá Verde, Chá Amarelo, Chá Oolong, etc), e infusão para as bebidas que resultam deste processo de extração, que não são feitas utilizando a Camellia sinensis (Camomila, erva doce, hibisco, etc).

E agora, aprecie seu Chá ou sua Infusão sem moderação! 🍵🤗❤️

→ Próximo post: Métodos de extração e suas características.

Por Dentro das Plantas têm a finalidade de difundir informações sobre Plantas, Fitoconstituintes, Métodos de Extração, Chás, Benefícios e Malefícios.

Referências:

http://portal.anvisa.gov.br/documents/33832/259456/Suplemento+FFFB.pdf/478d1f83-7a0d-48aa-9815-37dbc6b29f9a

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/anvisa/2014/rdc0026_13_05_2014.pdf

http://decs.bvs.br/cgi-bin/wxis1660.exe/decsserver/

--

--