8 canais para te inspirar a compostar

O aumento do lixo gerado nas cidades e a sua destinação é um dos maiores problemas atuais e a compostagem parece fazer parte da solução.

Não consigo falar de compostagem sem antes falar um pouco sobre a questão do lixo, que há muito tempo vejo como recurso, fonte de matéria-prima. Por que, afinal: o que é lixo? Não existe “lixo”, não existe jogar fora. Tudo o que consumimos e “jogamos no lixo” vai para algum lugar que escolhemos não mais enxergar e chamamos de lixo, lixão, aterro. Ainda assim, esse lugar existe no nosso planeta.

De acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), 50% dos resíduos gerados no Brasil são matéria orgânica, que são levados para aterros sanitários e lixões, onde se misturam aos demais resíduos, ficando soterrados, o que impossibilita a sua biodegradação.

Atualmente, nosso sistema de coleta e destinação envolve uma tentativa de coleta seletiva, transporte dos resíduos por grandes distâncias pelas vias públicas, poluição gerada por caminhões coletores, sobrecarga nos aterros, desperdício de matéria-prima, contaminação dos lençóis freáticos pelo chorume, liberação de gás metano (gás de efeito estufa 23 vezes mais destrutivo que o gás carbônico) e proliferação de animais e doenças.

A crescente quantidade de lixo produzido nas cidades e a sua destinação constitui um dos maiores problemas da nossa sociedade, especialmente nos grandes centros urbanos, onde há grande concentração de pessoas, logo maior produção de lixo.

Compostar nada mais é do que reciclar a matéria orgânica, imitando seu ciclo natural e devolvendo os nutrientes dos resíduos orgânicos para a terra, fechando o ciclo dentro da economia circular.

Não é uma prática nova, há muito tempo agricultores reciclavam o lixo doméstico para obter adubo orgânico. A compostagem ressurge nesse cenário como uma solução para reduzir o volume do lixo que é encaminhado para aterros e lixões, através da destinação correta de um resíduo que seria soterrado.

Pela prática da compostagem temos a oportunidade de ver com uma lupa o ciclo da natureza acontecendo com a matéria orgânica resultante dos alimentos que consumimos (uma verdadeira aula prática de ecologia e biologia, um ótimo exemplo para as crianças), nos tornando conscientes sobre nossas escolhas e mais atentos às práticas adotadas na produção de tudo o que consumimos.

A partir do simples ato de compostar, você pode começar a se questionar sobre uma série de comportamentos e quem sabe fazer outras mudanças na sua vida. Por Que Não? Se Joga!

A compostagem orgânica do resíduo é uma excelente prática para o meio ambiente que pode ser feita em casa, minimizando a quantidade de lixo que se acumula e, como bônus, resulta na produção de um adubo orgânico de alta qualidade para ser utilizado nos seus vasos de plantas, em hortas verticais ou comunitárias, jardins ou até em algum terreno da vizinhança (uma economia de dinheiro, inclusive).

Cada vez mais pessoas querem se juntar a essa corrente e fazer a sua própria compostagem, mas muitas não sabem como fazer ou nem mesmo como começar.

Para ajudar nessa tarefa aqui estão alguns dos canais mais legais do YouTube e indicações de alguns vídeos deles para ajudar você nos primeiros passos.

1. Pomar e Horta em Vasos (@pomarehortaemvasos)

Junior Romero, criador deste canal do YouTube e do perfil no Instagram, é professor de química e técnico agrícola, mas usa esses conhecimentos apenas como hobby de fim de semana para esse canal maravilhoso, onde mostra e dá dicas para o cultivo de diversos tipos de plantas, hortaliças e até um pequeno pomar em casa na sua varanda ou laje — sem precisar ter terra para isto. Separei para vocês um vídeo em que ele ensina a montar uma composteira com potes de sorvete! Isso mesmo, veja que falta de espaço não é desculpa.

2. Rio Grande Rural

Aqui separei um vídeo do canal do programa de TV Rio Grande Rural, produzido pela EMATER/RS — Ascar para a divulgação de ações educativas e sociais realizadas, com um conteúdo editorial comprometido com a cidadania e a inclusão social do público assistido pela extensão rural.

Nesse vídeo específico a reportagem foi até o Centro de Treinamento de Agricultores (CETAM) de Montenegro/RS mantido pela EMATER para responder a carta de um telespectador interessado na compostagem caseira. Lá o extensionista da EMATER/RS Antônio Paganelli explicou passo a passo como fazer uma composteira caseira.

3. Isaac horta em apartamento (@isaac_horta_em_apartamento_)

Não podia faltar o canal do querido Isaac. Ele ensina práticas de cultivo, técnicas de adubação, compostagem, horticultura e diferentes maneiras de plantio, tudo isso em um APARTAMENTO. Logo abaixo, um vídeo dele mostrando o composto prontinho, depois do processo de compostagem e como você faz para utilizá-lo. Acompanhe.

4. Projeto horta em casa

Esse canal mostra como é o cultivo e desenvolvimento para você ter uma horta em casa. Separei um vídeo mostrando os erros mais comuns na compostagem e algumas dicas de como acertar e ter uma composteira orgânica e SEM CHEIRO, ajudando muitas pessoas que estão tendo muitos problemas na compostagem.

5. Vida Verde Sistemas Sustentáveis

Nesse canal achei tantos vídeos interessantes que não consegui escolher um só e separei uma playlist! Isso mesmo, são vários vídeos, todos sobre compostagem, para você não perder nenhum detalhe e acertar no seu minhocário. O casal Ivone e Daniel compartilha dicas e conhecimentos, cuidados na horta, alimentação saudável, criação de aves, peixes, geração de energia, reaproveitamento da água da chuva e muito mais.

6. Morada da Floresta (@moradadafloresta_oficial)

Já conhecem o pessoal da Morada da Floresta? Eles tem esse canal super legal, sempre com vídeos novos relacionados a práticas sustentáveis. Nesse, em especial, o Cláudio mostra o jeito certo de colocar matéria orgânica na composteira e evitar infestação nela. Anota as dicas aí!

7. Menos 1 Lixo (@menos1lixo)

Não podia faltar o canal da maravilhosa Fe Cortez, sempre espalhando o movimento Menos Lixo pelo nosso país. Ela não só tem um instagram recheado de dicas, como também um canal no YouTube com vários vídeos, dividindo com a gente o seu desafio de fazer a sua parte e contribuir para um planeta com menos lixo. Escolhi para vocês um deles, onde ela mostra na prática como é o dia a dia de quem tem uma composteira em casa.

8. Pensando ao contrário (@pensandoaocontrario)

Nesse vídeo, a Camila ensina o passo a passo para você fazer a compostagem na sua casa e também te mostra como usar o chorume. O canal dela mostra como é possível viver de maneira autossuficiente, dá dicas de pensamento alternativo e também incentiva as pessoas a explorar a capacidade de melhorar enquanto ser humano, com dicas de permacultura, de meditação e de exercícios mentais que desconstroem violências arraigadas em nosso pensamento, como o machismo e a exploração animal.


E, claro, não podia faltar um vídeo do canal do PorQueNão? no YouTube, feito pela nossa equipe que é muito amor, para você se apaixonar pela compostagem assim como nós. Se curtir, dá um like e já se inscreve no canal pra não perder nenhuma postagem.

Nesse vídeo o Guto do PorQueNão? conversou com o Arthur da @rastro.eco.br e ele contou a importância de se compostar na cidade e, ainda deu alternativas para quem não quer fazer isso em casa, mas quer dar um destino correto para o seu resíduo orgânico. No próximo vídeo, nossa equipe conversou com o Hugo Vale da @destinocorreto e ele é uma dessas alternativas que o Arthur contou ali em cima, assiste aí!

Fica ligado nas nossas redes que em breve vai rolar outro curso prático de compostagem, em Brasília. Não perca! =)