“RESPIRAR É O MELHOR REMÉDIO”: ENTREVISTA COM O MÉDICO TAOISTA MARCOS FREIRE

Luciana Sendyk
Sep 3, 2018 · 4 min read

DANÇA DE RODA, HORTA URBANA, ALINHAMENTO DE COLUNA, RESPIRAÇÃO: RECEITA MÉDICA EFICIENTE PODE SER SIMPLES E BARATA

O painel sobre Saúde Integrativa que aconteceu no Festival Setor Criativo Sul foi rico em significados e levou à várias reflexões. Na saída, conversamos com o Marcos Freire para aprofundar alguns temas que apareceram rapidamente na conversa coletiva. O Marcos é médico do CERPIS Planaltina (Centro de Referência em Práticas Integrativas em Saúde) , com formação em Acupuntura e Taoismo na China.

PQN? | Como é a sua prática cotidiana em cuidados com a Saúde?

M.F. Cada vez mais entendemos a importância das experiências terapêuticas em grupos de pessoas. Há espaço para o atendimento individual, mas a convivência é fundamental para que as pessoas possam experimentar coisas que são fisiológicas e instântaneas, como respirar, sorrir, entender como é o alinhamento da coluna, sentar no chão, se dirigir para o céu. Entender o mais simples, o menos elaborado, como um meio de chegar à uma experiência de unidade.

PQN? | Qual a importância da Educação?

M. F. Eu gosto muito de Paulo Freire, e entendo que existe uma situação opressiva na sociedade e o jeito é a gente fazer uma educação libertadora. Eu acho que a solução passa pela libertação do indivíduo, que passa a ter consciência de si mesmo, das suas partes mais sutis, e assim passa a entender qual é o meio de operação da opressão. A mudança vem através da porção mais imaterial do ser humano, que é a vontade.

Boa parte do dinheiro da corrupção é usada para financiar a mídia, para convencer a população que a saúde pública está boa, que há crescimento econômico, enquanto a gente não constata isso. As pessoas estão sendo manipuladas pelo sistema dominante e opressivo, e a gente tem que atuar denunciando isso e dando meios para as pessoas se apropriarem de si mesmas, da própria vontade e da atenção, a estabelecerem unidade com a natureza e com as outras pessoas. Esta unidade é que pode proporcionar liberdade e autonomia.

PQN? | Como você vê a depressão, doença cada dia mais prevalente na atualidade?

M. F. A gente vive em um mundo acelerado, que causa ansiedade, que pode evoluir para uma depressão. Há um aumento exagerado de energia e a consequente falta de energia que vem depois. Mas há remédio para isso. É importante desacelerar, diminuir o ritmo, e um dos remédios que a gente sempre tem prescrito é barato e eficaz, existe há mais de 5 mil anos, preconizado pela yoga: a respiração.

Se você domina a sua respiração, você domina a sua vida

É um método extremamente eficaz e ao alcance de todos para diminuir o ritmo: ao diminuir a velocidade da sua respiração, você sintoniza a sua mente a você mesmo, e tem a possibilidade de experimentar a unidade da sua mente com o seu corpo, de seu corpo com a natureza, com quem está à sua volta. E esse é o ponto primordial.

Experimente fazer esse exercício: respire profundamente, o mais lentamente possivel, faça uma pequena pausa de uns 3 segundos, vai esvaziando devarinho, faça outra pausa.

A gente normalmente respira uma média de 15 a 16 vezes por minuto — não aconselho ninguém a ficar contando no relógio mas dá para respirar 7 vezes por minuto, se fizer uma respiração lenta e profunda. Tem um exercício chinês que já é razoavelmente difundido no Brasil, que é o Lian Gong, que é exatamente isso: respirar mais devagar e consciente. Ninguém fica com falta de ar, pelo contrário, a gente respira mais amplo. Para isso tem que usar a vontade, a atenção. E aí a gente vai experimentando a unidade, que é onde a gente entra em processo de cura.

A cura acontece quado a gente transcende o próprio eu”

PQN? | Marcos, você acaba de repetir uma frase que o Sérgio Pamplona disse hoje na palestra da manhã, Permacultura! Ele estava falando de agricultura sustentável. Então podemos entender que curar o eu é curar o sistema, e vice-versa?

M. F. Sim, essa é uma receita antiga de Buda e Lao Tsé: a causa da depressão é você se identificar demais como algo separado da natureza.

O eu funciona, mas ele não existe

PQN? | Então a depressão pode ser causada pela auto-exposição massiva, especialmente através das mídias sociais? O ego hoje está mais evidente do que no passado?

M. F O ego hoje é muito mais exacerbado, a gente vive uma separação entre você e o mundo, você e o outro, personalizando muito as experiências; o que é uma coisa falsa. Temos que encontrar consistência para viver a sua divisão, mas voltar também à unidade.

O grande desafio é adquirir a experiência da unidade e da divisao, e ter tranquilidade para transitar esse caminho, que é um caminho construido ao longo de anos.

Hoje quando você fala que o ego esta mais preponderante, a gente precisa aprender a ir do ego para a unidade, aproveitando tudo o que o ego traz mas sem perder a ternura da unidade com o todo.


Porquenista é a Revista do PorQueNão? no Medium. Esta entrevista é mais um dos lindos conteúdos que criamos. A gente acredita que a transformação vem através de bons exemplos, e para continuar trabalhando com um time incrível mais os equipamentos e deslocamentos necessários, contamos com você.

Conheça a nossa campanha de financiamento recorrente | apoia.se/porquenao

porquenao.midia

Somos uma mídia interdependente. Acreditamos que a mídia deve ser como nós: coletivos, dependentes uns dos outros. Interdependentes.

Luciana Sendyk

Written by

Sanitarista de formação, ecossocialista por opção e vegana por ideologia, feminista e engajada - o que não falta é assunto, e nem vontade de mudar o mundo

porquenao.midia

Somos uma mídia interdependente. Acreditamos que a mídia deve ser como nós: coletivos, dependentes uns dos outros. Interdependentes.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade