A distração é o câncer da produtividade

Marcelo Griggio Cajueiro
Portabilis
Published in
3 min readMar 10, 2018

Você sabia que cada vez que você troca de foco, você demora em média 25 minutos para se concentrar novamente no que estava fazendo?

Esse é um dos motivos pelo qual o trabalho remoto está ganhando cada vez mais espaço nas organizações. Com um pouco de disciplina, você consegue de forma simples evitar qualquer tipo de distração.

No escritório, você vê pessoas passando, conversa rolando, dificilmente alguém respeita o seu lindo fone de ouvido. Querem a sua atenção em tempo real, pois você está fisicamente presente.

Não tem como trabalhar em casa? Beleza!

Vamos ver se você tem moral para cobrar compreensão dos seus colegas quanto ao foco:

  • Você recebe notificações no seu celular para tudo?
  • Você recebe notificações de chat (slack e CIA)?
  • Você recebe notificações de novos emails ou fica checando a cada 10 minutos?

Se você disse sim para pelo menos um desses itens, você está fadado a não produzir tudo o que poderia. Você pode dizer “Ah, Ok. Estou de boas assim.”

Você já parou para pensar que quando isso acontece você está jogando tempo fora? O tempo é o bem mais precioso. Ele — obviamente — não volta.

Outra coisa. Se isso acontece com você, você está se enganado e enganando o seu empregador. Experimente trabalhar orientado a foco e resultado e você receberá obrigatoriamente uma promoção, caso contrário, o que mais tem no mercado é empresa querendo pessoas com esse perfil.

Tome nota. Você não é refém dos outros. Você é um ser livre e deve escolher o momento e a prioridade das coisas.

“Ah, e se precisarem de mim? E se for urgente?”

  • Crie mecanismos de comunicação que não falham.
  • Cheque os canais de maior prioridade de tempos em tempos.
  • Peça que te liguem no telefone em emergências, esse ainda é o meio de comunicação a distância mais eficaz.

E quanto as outras coisas? As notificações do “insta”? Do “whats”? Resolva as amenidades de uma vez só, num momento do dia que você separou para isso. Coloque-se no controle da situação!

Garanto que se você fizer isso, terá um salto que vai além de produtividade. Você irá se sentir mais feliz, bem menos estressado e ansioso. Aqui vale o que Buda disse ao ser intimado a provar sobre seus ensinamentos: Experimente!

PS.: os momentos de descontração e pausas são tão importantes quanto os momentos de foco, apenas se proponha a fazer uma coisa de cada vez.

Pretendo me aprofundar no assunto em breve, mas até lá, recomendo a leitura desse artigo: https://super.abril.com.br/comportamento/fuja-das-armadilhas-da-distracao-e-aprenda-a-se-concentrar/

O que achou do texto? Você consegue mensurar o quanto as distrações te atrapalham? Deixe o seu feedback. Ele será bem importante.

Leia também:

Eu sou Marcelo Cajueiro, líder de tecnologia na Portabilis, vivendo no presente para moldar o futuro.

--

--

Marcelo Griggio Cajueiro
Portabilis

Acredito em um mundo onde as pessoas possam expressar sua verdadeira essência, podendo assim, gerar impacto positivo em seu meio.