Articulando Descobertas e Impacto de Pesquisa: Continuous Discovery

Como podemos viabilizar nossa descoberta por meio de acionáveis para o negócio?

Liliane Araujo Santos
Portabilis
4 min readJun 23, 2022

--

Introdução

Nesse relato pretendo falar sobre meus aprendizados nos primeiros passos para a melhora da cultura de Descoberta no novo time de Produto da Portabilis. Para compreender as etapas para resolver problemas de produto, utilizamos o apoio da metodologia Árvore de Oportunidades. Essa estrutura ajuda os times a visualizar toda a estratégia racional para atingir os resultados mapeados. Resumindo, é uma maneira de reforçar o valor da pesquisa UX.

Mas o que é Descoberta Contínua de produto?

A Descoberta Contínua de Produtos é uma abordagem rápida e mais simples que os métodos tradicionais que visavam o planejamento longo da entrega final de um produto.

Na abordagem tradicional, mudanças no escopo do projeto eram uma grande dor de cabeça, pois geravam modificações orçamentárias e demandavam dezenas de novas assinaturas por parte do cliente. O plano estabelecido para desenvolver uma solução iniciava com uma documentação extensa e “fechada” dos requisitos. O tempo para entregar uma solução para o cliente, por exemplo, poderia ser de muitos e muitos meses. Essa fase burocrática do gerenciamento de projetos foi estabelecida até a 6° edição do Guia de Conhecimento sobre Gerenciamento de Projetos (o PMBOK), sendo este uma das maiores referências para o gerenciamento de projetos na área da Gestão da Tecnologia, Administração e afins.

Com o advento do Manifesto Ágil, passou a ser possível realizar mudanças de direção após testes iniciais com os usuários, lançando ou testando um produto o mais sucinto e rápido possível para identificar o que funciona ou não, com base no contato direto com os usuários a cada etapa de construção do produto.

Com a visão centrada nos usuários, dedicamos os nossos esforços para descobrir as suas necessidades e compreender profundamente os seus problemas com base em metodologias de pesquisa, para que assim possamos entregar um produto verdadeiramente útil para os clientes.

A documentação se torna um material dinâmico dentro do processo geral, uma vez que ela se modifica com a análise de novos dados. Portanto, na Descoberta Contínua, damos passos atrás no processo de entrega para compreender de fato o problema que precisamos resolver. Para isso, envolvemos constantemente os usuários finais do produto, uma vez que experiências únicas para os clientes são mais reforçadoras e interessantes.

Diante desse processo de priorização de uma Descoberta Contínua, como alinhar com as pessoas do time as melhores estratégias para alcançar os resultados desejados? Como podemos nos sentir mais confiantes sobre o que fazer em uma Descoberta de produtos?

Árvore de oportunidades — uma jornada.

Uma forma de organizar de modo estratégico esse processo contínuo de Descoberta é utilizando uma Árvore de Oportunidades. Trata-se de um esquema visual em que representamos todo o processo de pesquisa de maneira interligada, apresentando os objetivos, hipóteses, soluções e experimentos.

A árvore de oportunidades é utilizada para organizar as informações sobre a resolução de problemas para os quais ainda não há uma solução determinada. O intuito é deixar esse processo tão concreto quanto a etapa de entrega (Delivery), ajudando os times a compreender de fato o problema ao invés de se fixar apressadamente em soluções.

Essa técnica foi criada pela autora, palestrante e Product Manager Teresa Torres. Ela ajudou diversas startups e empresas a solucionar problemas de produto criando uma orientação pela Descoberta, ou seja, valorizando essa etapa muitas vezes ignorada ou mal compreendida.

Os 4 componentes da Árvore de Oportunidades:

Resultados (Outcomes): O primeiro elemento diz respeito ao resultado desejado por meio de um objetivo amplo — por exemplo, descrevemos a necessidade do negócio em atingir impacto e lucro.

Oportunidades (Opportunities): Trata-se das necessidades, desejos e dificuldades identificadas nas pesquisas, que podem ser solucionadas pela tecnologia.

Soluções (Solutions): São hipóteses de soluções que exploram as oportunidades identificadas. Pode ser feito por meio de workshops de ideação e com base no conhecimento teórico e prático do Design de Experiência, Interação Humano-Computador, Psicologia, Antropologia, e outras disciplinas que contribuem para projetar um produto.

Experimentos (Experiments): Definição dos testes confiáveis para explorar rapidamente se as soluções contribuem ou não para melhorar as oportunidades ou problemas identificados na pesquisa.

🔍 Quer saber como tudo isso funciona na prática? Eu explico nesse outro artigo.

--

--

Liliane Araujo Santos
Portabilis

Product Designer e Membro fundadora da Associação Brasileira de Psicologia Baseada em Evidências. Busco relacionar UX com o pensamento científico ♡